Pará na rota do turismo internacional
[Por Brasilturis, 18/06/2012]
A Feira Internacional de Turismo da Amazônia – Fita 2012, que será realizada em Belém (PA), do dia 21 a 24, foi o tema do encontro realizado entre o presidente da Embratur, Flávio Dino, o secretário de Estado de Turismo do Pará, Adenauer Góes, e a nova presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Socorro Costa. Na ocasião, os visitantes formalizaram convites ao trade, autoridades e profissionais para a feira, maior e mais importante evento de promoção e comercialização dos produtos turísticos do Pará.
“A Fita é a principal contribuição do governo do estado para fortalecer a comercialização do turismo paraense nos mercados nacionais e internacionais. É muito oportuna porque, ao trazermos tantos agentes de viagens, operadores, organizadores de eventos e representantes de entidades, colocamos o Pará na vitrine do turismo mundial”, explicou Socorro Costa. A ação proposta vai ao encontro às estratégias que a Embratur utiliza para apresentar o Brasil no exterior. “Os assuntos que serão debatidos no evento são atuais e irão contribuir na geração de negócios e networking para a região”, ressaltou Flávio Dino.
Ainda de acordo com o presidente da Embratur, os esforços de divulgação do destino no mercado internacional devem ser constantes. “Trabalhamos para a promoção do Pará e da região Norte como um todo, que é riquíssima de atrativos turísticos naturais”, afirma. Os roteiros trabalhados pela Embratur no estado são Belém cultural – Patrimônio histórico, Círio de Nazaré, Ilha do Marajó, Ecoturismo em Santarém e Alter do Chão, Pesca esportiva nos rios Tapajós, Xingu e Trombeta, Observação da fauna da Ilha Mexicana e Praias da Amazônia.
Durante a reunião, Adenauer Góes explicou ainda sobre a criação do Sistema de Gestão do Turismo do Pará (Segetur), formado pela Setur, Paratur e Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur). “O papel da Setur é garantir o fomento e desenvolvimento do turismo e o da Paratur está em atuar, aos moldes da Embratur, exclusivamente na promoção, divulgação e marketing do turismo do Pará, ambos agora com as diretrizes do “Ver-o-Pará” – Plano Estratégico de Turismo do Pará”, disse o secretário de Estado de Turismo do Pará.
Fita 2012
Durante a feira, natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios são os segmentos prioritários a serem colocados nas prateleiras das principais operadores de turismo, agentes de viagens, organizadores e realizadores de eventos. O evento levará a Belém empresários, profissionais e autoridades do setor do turismo para conhecer as “Oportunidades de Turismo na Amazônia”, tema da feira.
A Fita 2012 é uma realização do Governo do Pará, por meio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).
Informações: http://www.fitamazonia.com.br/.