Aeroporto de Florianópolis completa 40 anos neste domingo

[Por  Diário do Turismo, 12/08/2016]
O Aeroporto Internacional de Florianópolis/Hercílio Luz (SC) completa 40 anos de operações no próximo domingo (14). Com um volume superior a 3,6 milhões de passageiros por ano, é o 14º terminal mais movimentado do país e um dos que mais recebem voos internacionais fretados durante a temporada de verão. A maioria dos turistas estrangeiros vêm dos países vizinhos, como Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.
Quatro companhias aéreas – Azul, Avianca, Gol e Latam – operam uma média de 100 voos diários, que ligam a capital catarinense a vários destinos nacionais, como São Paulo (SP); Porto Alegre (RS); Rio de Janeiro (RJ); Brasília (DF) e cidade de Chapecó, naquele estado. Além dos destinos nacionais, o aeroporto tem dois voos diários entre para Buenos Aires, na Argentina, operados pela Gol.
Com 9,4 mil m² de área, a localização e as condições climáticas, em conjunto com os equipamentos de auxílio à navegação aérea, conferem ao aeroporto o maior índice de operacionalidade da região Sul do país. Isso faz com que o terminal catarinense seja escolhido como aeroporto de alternância por pilotos que fazem planos de voos para os demais estados da região Sul, quando há condições desfavoráveis climáticas em outras pistas.