Montagem da estrutura do Sebrae para a Rio+20 segue acelerada

[Por Falando de Feiras, 01/06/2012]
A montagem dos espaços que abrigarão as atividades do Sebrae durante a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, será concluída até o dia 12 de junho. Do Flamengo à Barra da Tijuca, a cidade do Rio de Janeiro abrigará os eventos da instituição inseridos na programação do evento, que será realizado de 13 a 22 de junho.
A preparação envolve a montagem dos espaços físicos e a tradução dos conteúdos institucionais que serão oferecidos ao público. De acordo com Gláucia Zoldan, gerente-adjunta de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae, todo o conteúdo será apresentado em português e inglês, o idioma oficial da Rio+20.
Dentre os materiais estão conceitos e informações sobre a sustentabilidade na visão do Sebrae, o programa Sebraetec, eficiência energética, tratamento de resíduos sólidos e temas ligados à tecnologia, como design, inovação, produtividade, propriedade intelectual e qualidade.
Gláucia Zoldan afirma que os trabalhos estão dentro do cronograma. Segundo ela, até o momento já foram concluídas as obras que sediarão o Espaço Educação, o Espaço Interativo, a mostra Sebraetec e a Feira do Empreendedor Verde. Dentro de poucos dias terá início a montagem cenográfica dos pavilhões, do sistema de som e percepções visuais do túnel interativo, e a instalação das telas touchscreen e recepcionistas virtuais.
Na Praia do Flamengo, nas proximidades do Palácio do Catete, estarão o Espaço Educação e a Feira do Empreendedor – Oportunidades de Negócios Verdes, que estarão abertos ao público entre os dias 15 e 24 de junho. Voltado a empreendedores, o primeiro ambiente oferecerá palestras e minicursos sobre eficiência energética, tratamento de resíduos sólidos e redução de desperdícios. Já na feira, cuja edição foi pensada especialmente para a Rio+20, os visitantes conhecerão oportunidades de negócios sustentáveis.
Ainda no Flamengo, ao lado do Museu de Arte Moderna (MAM), ficará o espaço Sebraetec e as tecnologias sustentáveis criadas sob medida para micro e pequenas empresas.
No Parque dos Atletas, localizado na Barra da Tijuca, estará o Centro Sebrae de Sustentabilidade em 3D, um estande totalmente interativo, onde será apresentada a Política Nacional de Resíduos Sólidos e iniciativas como o Projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).
O estande foi projetado para receber delegações oficiais e representantes de todos os segmentos da sociedade, interessados em sustentabilidade e pequenos negócios. O espaço estará em frente ao centro de convenções RioCentro, entre os dias 13 e 24 de junho.