Eventos e projeto Porto Maravilha impulsionam aumento de demanda no RJ

[Por Hôtelier News, 21/05/2014]
O mercado hoteleiro carioca fechou o ano de 2013 com aumento de oferta e de demanda, mas queda de RevPar (receita por apartamento disponível) e ocupação. Os dados do Panorama da Hotelaria Brasileira, publicação anual da HVS e da HotelInvest divulgada na última semana, apontou que o desenvolvimento do Porto Maravilha e os grandes eventos foram fatores que influenciaram nestes resultados.
O levantamento mostrou que a cidade, no último ano, teve variação positiva de oferta (5,2%) e aumento de 3,6% na demanda – gerada pelos fatores citados, além do alto movimento de turistas que já é comum no destino cidade. A ocupação hoteleira no período sofreu queda de 1,5% em relação a 2012, e a diária média teve um crescimento de 0,6%, resultando em uma retração de 0,9% no RevPar.
A expectativa é de que a demanda siga evoluindo de maneira contida e que a pouca variação da oferta – em decorrência de não haver aberturas previstas para este ano – devem fazer com que as diárias sigam crescendo sensivelmente.
O levantamento apontou ainda que a queda na ocupação foi um cenário comum aos hotéis de todo o Brasil, refletindo também na cidade de São Paulo.