Programa estimula a competividade de empresas de turismo de Ponta Grossa e região

[Por  Diario dos Campos, 25/05/2017]
Empresários de micro e pequenas empresas ligadas ao turismo participaram na última terça-feira (23), do lançamento do novo ciclo do programa Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, no escritório regional do Sebrae/PR em Ponta Grossa. O objetivo do programa é estimular a competitividade através da melhoria da gestão do negócio e da qualidade nos serviços prestados pelas empresas do setor turístico. As inscrições estão abertas até o dia 31 de maio e podem ser feitas no escritório regional do Sebrae/PR em Ponta Grossa, que fica na Rua Lauro Cunha Fortes, 450, em Uvaranas.
O programa é desenvolvido pelo Sebrae/PR em parceria com a Fecomércio PR, Associação Brasileira de Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (ABAV)-PR), Associação Brasileira de Eventos do Paraná (ABEOC/PR), Paraná Conventions e Paraná Turismo.
Podem participar do programa empresas de segmentos como meios de hospedagem, gastronomia de relevância turística, locação de espaços para eventos, agências de turismo receptivo, transportadoras turísticas, locadoras de automóveis e organizadoras de eventos. São 30 vagas para o terceiro ciclo do programa para a região dos Campos Gerais.
No evento de lançamento, o gerente regional do Sebrae/PR, Joel Franzim Junior, ressaltou que as empresas que participam do programa obtêm melhorias na gestão dos negócios, aprimoram a qualidade dos produtos e serviços e contribuem efetivamente com o desenvolvimento do turismo no Estado. “É nítido que as empresas que participam do programa atravessam os momentos de crise econômica do país de uma forma mais tranquila”, disse.
O assessor da presidência da Fecomércio, Paikan Salomon de Mello e Silva, reforçou que a parceria com o Sebrae/PR em diversos projetos já existe há mais de uma década, sendo que atualmente 18 estão em andamento no Estado, dentre eles o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná. “São parcerias que visam a qualificação e a melhoria das empresas estabelecidas na região”, pontuou.
As empresas participantes, conforme explicou o coordenador estadual de Turismo do Sebrae/PR, Aldo Cesar Carvalho, serão avaliadas segundo o Modelo de Excelência em Gestão (MEG), da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), e contarão ainda com a aplicação de turista oculto, diagnóstico de qualidade do segmento e o monitoramento de ações.
Ao final do programa, as empresas passam novamente por uma avaliação com auditoria do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), que avalia requisitos legais, processos de gestão, sustentabilidade e atendimento, itens da infraestrutura e oferta de serviços. São reconhecidas as empresas que alcançam pontuação mínima de 80 pontos de conformidade. “A avaliação é uma consequência, pois as empresas são avaliadas diariamente pelo consumidor final”, acrescentou o coordenador de turismo.
 

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