Belo Horizonte está com 20 projetos de hotéis paralisados
[Por Revista Hotéis, 23/06/2012]
O Consultor hoteleiro e asset manager Maarten Van Sluys, acaba de divulgar o que ele chama de Placar Real da Hotelaria de Belo Horizonte, cidade que está vivendo um verdadeiro boom de lançamentos hoteleiros visando se posicionar de maneira competitiva para atender a demanda crescente de hospedagem de qualidade. Van Sluys acompanha atentamente este crescimento da oferta de leitos em Belo Horizonte e este placar do mês de junho é para servir como uma espécie de termômetro para o mercado e evitar especulações imobiliárias em cima do ‘tijolinho hoteleiro’.
Este estudo identifica que 50 projetos hoteleiros deram entrada na prefeitura de Belo Horizonte nos últimos anos, sendo que 2 já foram concluidos, 22 estão em curso, 20 paralisados e 6 ainda não foram iniciados. Se todos estes projetos sairem do papel e forem concretizados, serão ofertados mais 9.834 apartamentos na capital mineira.
O Placar Real da Hotelaria de Belo Horizonte revela que na categoria econômica dois hotéis já estão em operação, 15 estão em curso, 12 com obras paralisadas e 4 ainda não foram iniciados. Se estes 33 hotéis forem concluídos, serão 5.982 unidades habitacionais a mais em Belo Horizonte. Já em relação a categoria superior, o estudo revela que existem 7 obras em curso, 8 estão paralisadas e 2 ainda não iniciaram a construção e se todos forem construidos, serão mais 3.852 unidades habitacionais.
Quanto a localização, este estudo do Consultor Van Sluys identificou que a Zona Sul de Belo Horizonte possui 24 projetos hoteleiros, sendo um em operação, 10 com obras em curso, 12 paralisadas e um ainda não iniciada. Já o bairro da Pampulha, área nobre da capital mineira, e a zona Norte apresentam os seguintes números: 1 hotel em operação, 7 obras em curso, 3 paralisadas e 4 ainda não iniciadas. Se forem concluidas todos estes projetos somarão mais 2.619 unidades habitacionais. Os demais empreendimentos estão dispersos em outras regiões.