7a edição do Festival das Cataratas supera expectativas

[Por Revista Hotéis, 15/06/2012]
A 7a edição do Festival Internacional de Turismo das Cataratas do Iguaçu que encerrou agora à pouco, no Centro de Eventos do hotel Rafain Palace, em Foz do Iguaçu (PR), deixou um saldo bastante positivo, reafirmando o evento como um dos principais do gênero no País. Durante os dias 13 e 15 de junho, a cidade de Foz do Iguaçu se tornou um centro de discussões sobre o futuro do turismo nacional e apresentou ao público as principais novidades do setor.
O evento foi organizado pela De Angeli Feiras & Eventos e contou com o patrocínio da Itaipu Binacional, Fundo Iguaçu, BNDES e Sebrae. Apoiado pelo Ministério do Turismo, TAM, Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Governo do Paraná entre outras instituições ligadas ao desenvolvimento do turismo nacional.
Um público variado, formado por profissionais de diferentes áreas de atuação, lotou a Feira de Negócios e Turismo, onde puderam conferir os 142 estandes montados no espaço. Ao todo, 23 caravanas de estados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além de Argentina e Paraguai vieram prestigiar o evento.
Nesta edição, o Festival inovou ao sediar o Encontro Internacional de Blogueiros de Turismo (EIBTUR), que trouxe na pauta temas atuais e reafirmou a importância da ‘blogosfera’ como ferramenta essencial para o desenvolvimento de um turismo de qualidade. De acordo com a coordenadora do evento, Cássia Ribeiro, esse foi um dos diferenciais desse ano. “O EIBTUR teve uma repercussão enorme e foi realizado num auditório inovador e que estava o tempo todo lotado”.
Outra novidade em relação às edições anteriores foi a realização da inédita Feira Internacional do Turismo de Compras do Iguassu (FETURCOM), que reuniu importantes lojas do centro comercial de Ciudad del Este e deve se tornar uma tradição do Festival. “Foi um grande sucesso. Os expositores se surpreenderam com os resultados e já estão com planos para expandir a feira para o próximo ano”, destacou o fundador do FIT Cataratas, Paulo Angeli.
Além de valorizar destinos importantes de todo o Brasil e exterior, os organizadores também fizeram questão de dar crédito ao que é produzido na região, com a Mostra de Turismo Sustentável Iguassu. A mostra trouxe projetos, ações e uma grande variedade de produtos desenvolvidos com o conceito de orgânico.
Paulo Angeli já confirmou a 8a edição deste Festival que acontecerá entre os dias 12, 13 e 14 de junho, mas o local ainda não foi definido.