Feira das Américas: Pavilhão 3 já está totalmente reservado

[Por Mercado e Eventos, 14/03/2012]
O vice-presidente de marketing e eventos, Alessandro Macedo e o diretor internacional, Leonel Rossi, da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional), informaram ao MERCADO & EVENTOS durante a 35a. Aviestur, em Campos do Jordão, que o Pavilhão 3 do Riocentro, onde será realizada a Feira das Américas já está totalmente ocupado, com todas as reservas efetuadas, sendo que algumas ainda precisam ser confirmadas. A área total da feira é de 40 mil metros quadrados e 50 destinos internacionais deverão estar presentes. O mais recentemente confirmado foi o Butão, um pequeno país da Ásia.
De acordo com Rossi, está em andamento a concretização de uma parceria com a feira ITB, de Berlim. “Com a nossa meta de internacionalização da feira, iniciamos em Berlim, em março deste ano, as conversas com a ITB para que ela se torne nossa parceira. O primeiro acordo prevê a realização de um seminário LGBT a cargo da ITB dentro da feira da Abav”, disse. Para 2013, quando a Feira das Américas passará a ser realizada em São Paulo, a ITB terá um espaço exclusivo de 1.000 metros quadrados onde poderá acomodar seus parceiros e países da Europa, Ásia e Oriente.
Macedo, por sua vez, reforçou que a Abav está em vias de concluir uma parceria com a Apavt, a associação de agências portuguesas, bem como renovar sua parceria com uma empresa americana que leva parceiros para a Feira das Américas.
Está também confirmado que a Abav não mais utilizará o Pavilhão 5 do Riocentro, que comumente recebia as palestras do Congresso. “O Congresso será realizado em oito salas nos pavilhões 3 e 4, inserido no contexto da feira e acontecendo simultaneamente numa área que chamamos de Vila do Saber”, disse Macedo, acrescentando que o tema do Congresso deve ser definido após a reunião internacional da Abav em Portugal, que acontecerá em maio.
Macedo confirmou também que a Feira das Américas receberá 800 buyers internacionais de diversas partes do mundo, numa ação realizada em parceria com a Tap e a Gol e que haverá ainda um espaço exclusivo para os convention bureaux e para as rodadas de negócios. “Este ano estaremos comemorando 40 anos da Feira das Américas e teremos eventos alusivos à isso dentro da Feira, inclusive com uma surpresa para os agentes de viagens. Estamos trabalhando para que a feira, que sairá do Rio de Janeiro a partir do próximo ano, seja a melhor de todos os tempos”, disse.
Rossi e Macedo concordam que a nova organizadora da Feira das Américas, a Promo, está consolidando o evento profissionalmente e acrescentaram que já não há mais espaço no calendário para a inclusão de um novo evento B2B, em referência à anunciada realização da WTM Latin America, prevista para abril de 2013, organizada pela Reed Exhibitions, antiga parceria da Abav. “Já temos 33 eventos no calendário B2B. Não faz sentido tentar preencher a lacuna deixada pelo Salão de Turismo Roteiros do Brasil, que é um evento B2C, por outro B2B. Não há espaço para mais um”, afirmou Macedo.
Como antecipou o M&E durante a Fitur de Madri, em janeiro deste ano, a Feira das Américas de 2013 está prevista setembro, no Anhembi em São Paulo. Chegou-se a cogitar o mês de maio também, mas o ideal para os organizadores seria agosto. Em função da agenda do Centro de Convenções do Anhembi, o evento da Abav de 2013 deve ser confirmado mesmo para setembro, após a reunião internacional da diretoria que acontecerá em Portugal.
Luiz Henrique Miranda, da Agência Amigo, que faz a assessoria de imprensa da Abav, também participou deste encontro no estande do M&E na Aviestur e disse que os critérios para trazer jornalistas internacionais para a Feira das Américas será estritamente profissional. Alessandro Macedo, que é oriundo da Abav-RO confirmou que a Abav daquele estado será a responsável por escolher e convidar os jornalistas do Peru, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *