A Hotelaria na Era da Informação é tema de palestra magna do ENCATHO

[Por Revista Hotéis, 26/04/2012]
Cláudio Tomanini ministrou agora à pouco no ENCATHO – Encontro Catarinense de Hoteleiros que acontece no Centro de Convenções Centro Sul, na capital catarinense, a palestra magna que abordou o tema “A Hotelaria na Era da Informação” . O executivo de marketing e vendas possui uma experiência de mais de 30 anos e professor de escolas como ESPM, IBMEC, Fundação Dom Cabral e do MBA da FGV.
Em sua apresentação Tomanini destacou aos profissionais do segmento hoteleiro a diferença entre atender, vender e gerir um relacionamento com o cliente. No mundo dos negócios, o que era chamado de atendimento generalizado ou marketing de massa está atingindo o máximo do declínio e começa a surgir uma nova Era. “Não importa se chamamos de “Era da Interatividade”, ou “Era do Gerenciamento de Atendimento a Clientes”, o certo é que o panorama presente a todos nós está se transformando de maneira radical, independente da área, departamento ou setor em que trabalhamos”, comenta Tomanini.
O palestrante destacou que existe muito amadorismo no marketing e que no Brasil existem muitos marqueteiros que nada entendem da realidade de mercado. “Todo brasileiro entende de marketing e na hotelaria não é diferente. Valor agregado depende da ótica do cliente e todos os colaboradores de um hotel devem estar comprometidos com a excelência em receber o cliente, pois o cliente não fica bravo pelo erro, mas sim pelo descaso. Sem foco ninguém vai para lugar nenhum”, enfatizou Tomanini.
Segundo ele, a expectativa dos clientes tem aumentado e continuará a aumentar cada vez mais, pois vivenciar novas experiências é algo que todo cliente busca, ele é um alvo móvel e cada vez está mais difícil localizá-lo. “Nunca perca um cliente por falta de eficiência. Inovação de modelo de mercado tem de ser buscado sempre. Entender o mercado e ouvir o cliente é essencial. O cliente só adquire um produto por dois motivos, ou porque é mais barato ou porque é diferente”, concluiu Tomanini que foi muito aplaudido pelo público presente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *