IBGE concluirá mapeamento da hotelaria no Brasil em abril

[Por Mercado e Eventos, 29/02/2012]
Os resultados finais do mapeamento da hotelaria no Brasil divulgados pelo IBGE, ontem (28/02), serão concluídos em abril. Os dados já informados são relativos às 27 capitais brasileiras (o que equivale 20% da hospedagem no país) e passarão a incluir os municípios.
A expectativa do Ministério do Turismo é de que a inclusão dos hotéis localizados nas regiões metropolitanas e nas Regiões Integradas de Desenvolvimento (RID) representará 50% de toda a hospedagem do país.
A pesquisa, feita pelo IBGE, a pedido do MTur, considerou até agora apenas a oferta das capitais, cuja capacidade de hospedagem chegou a 554.227 pessoas. “Com a inclusão dos municípios que cercam as capitais, teremos uma amostra expressiva do tamanho da hotelaria brasileira”, estima o diretor de Estudos e Pesquisas do MTur, José Francisco de Salles Lopes. Para o diretor, o objetivo principal da pesquisa não é avaliar se o número de leitos é suficiente. E sim, fornecer dados objetivos para subsidiar o planejamento do governo na formulação de políticas públicas, contribuindo na orientação das decisões empresariais sobre investimentos no setor. “Em todo o Brasil, são promovidos, anualmente, eventos que arrastam multidões de turistas, como o carnaval de Salvador, Rio e Recife, e não temos notícias de falta de vagas nos hotéis”, observa Lopes.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *