Comitê Técnico de Consumo e Turismo discute ações de proteção aos consumidores na Copa
Durante reunião ocorrida no dia 18 de novembro de 2013 na sala Mãe Menininha, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, foram apresentadas ações realizadas até o momento pelos diversos órgãos para atender e mensurar a satisfação dos consumidores – com base principalmente na Copa das Confederações – e relatar o planejamento para a Copa do Mundo, a fim de instaurar um momento de discussão e promover um debate e a possibilidade dos órgãos públicos envolvidos nas três esferas e o trade turístico possam conhecer as referidas ações e sugerir outras a serem contempladas, inseridas, alteradas nestas ações que estão sendo planejadas. A ABEOC Brasil – Bahia participou da reunião através da diretora Cinara Teixeira.
A mesa diretora contou com representantes dos Ministérios da Justiça, Turismo e Esportes, EMBRATUR, Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, Ministério Público da Bahia, Rep. Secretaria de Defesa do Consumidor e o Superintendente do PROCON Bahia.
Foram relatadas também as ações previstas que serão basicamente de vertente educativa com a distribuição de um guia de orientação ao consumidor, com números úteis e orientações de como proceder em casos de abusos, serão instalados postos do PROCON nos aeroportos (para dirimir os problemas corriqueiros de aeroportos como atrasos, cancelamentos, extravios de bagagem, furtos e roubos), e estuda-se a possibilidade também para os estádios. Canais de comunicação pela internet e call center, além de um programa para o qual o trade será convidado a participar, através de suas entidades representativas, de um programa de capacitação e sensibilização de empresários e fornecedores de serviços quanto ao atendimento e lisura da prestação de serviços ao visitante-torcedor.