Brasil é o quinto país do mundo que mais emprega no setor de turismo

[Por Secopa, 09/03/2012]
Previsão é que taxa aumente ainda mais até a Copa do Mundo de 2014. Para 2012, a expectativa é de crescimento de 5,1%
Ao longo do ano passado, cerca de 7,65 milhões de brasileiras e brasileiros trabalharam em atividades relacionadas ao turismo. O resultado faz do Brasil o 5º país que mais emprega pessoas no setor, no mundo, segundo levantamento do Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC, pela sigla em inglês), apresentado durante a ITB, feira de turismo realizada em Berlim.
Os números tendem a melhorar ainda mais, segundo o estudo. A previsão do WTTC é de que a geração de empregos em turismo no Brasil cresça 5,1% este ano, ficando mais de duas vezes acima da média mundial, que deve fechar em 1,9%.
O crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) relacionado ao turismo deve ser de 7,8% este ano, segundo o mesmo estudo, fazendo com que o Brasil assuma a liderança do crescimento do setor na América Latina. A projeção está quase três vezes acima da média mundial prevista pela mesma instituição (2,7%) e no mesmo patamar de novas potências globais como: África do Sul (5,7%); China (9,7%); Índia (7,6%); e Rússia (5,8%).
“O protagonismo do Brasil dentro das previsões do WTTC mostra nosso acerto em apostar no turismo como uma das vertentes para o desenvolvimento econômico do país”, afirma o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso. “Ainda mais em um setor, como o turismo, que gera renda e empregos de maneira descentralizada pelo país”.
Estande Embratur
O estande montado pela Embratur para promover o turismo no Brasil atraiu atenção dos participantes da 46ª ITB (International Tourism Bourse), maior feira de turismo da Alemanha e uma das maiores do mundo. Este ano, os destinos brasileiros estão representados em um espaço remodelado, moderno e tecnológico, com destaque para as 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014. A ITB estará aberta apenas a profissionais até nesta sexta-feira (09.03). Nos dias 10 e 11.03, o público final poderá descobrir os atrativos turísticos do Brasil.
Fonte: Aquarela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *