AMPRO apresenta balanço do biênio

[Por AMPRO, 30/11/2011]
A AMPRO – Associação de Marketing Promocional reuniu os membros da diretoria nesta terça-feira (29/11) para a apresentação do balanço das ações da entidade no biênio 2010-2011. O encontro, que aconteceu na sede da AMPRO, em São Paulo, foi aberto pelo atual presidente da Executiva Nacional, Guilherme de Almeida Prado, com a apresentação das principais ações da entidade durante sua gestão. No documento apresentado, Prado iniciou enfatizando a atuação da AMPRO no nível governamental, com uma das últimas conquistas da associação: o modelo de edital para licitações de serviços promocionais aprovado pela SECOM/PR – Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. “Foi uma das grandes vitórias do nosso setor, pois a SECOM passará a recomendar o nosso modelo, que envolve técnica e preço, para as próximas licitações que envolverem a realização de eventos e as demais atividades do setor. Atualmente, a maior parte destas licitações envolve apenas preço, deixando de lado a parte técnica.”, ressaltou.

O segundo ponto apresentado foi a atuação da AMPRO como membro do Conselho Nacional de Turismo no segmento de Eventos, citou o estreitamento das relações com a Embratur para a criação do “Turismo de Incentivo”, a defesa na criação de um novo índice de mensuração – o M.I.C.E – Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions, e a coordenação do Forum Permanente de Entidades do Setor de Eventos, junto a outras 13 entidades.

Ainda no âmbito governamental, a AMPRO fez, em 2010, seu primeiro convênio com a APEX ara treinar diversas entidades exportadoras sobre como vender produtos brasileiros no exterior, ensinando comunicação integrada, além de estudos para outros convênios, inclusive para realizar uma rodada de negócios entre empresas estrangeiras e agências brasileiras. Outra conquista foi a atuação junto a entidades municipais, estaduais e federais no tocante a assuntos como legislação promocional, mão de obra das PJs e promoção dos alimentos para crianças e adolescentes. Guilherme Prado citou, ainda, o que a AMPRO chama de “movimento rentabilidade pela porta da tributação”, que consiste na propositura de diversas ações para a discussão da base de cálculo de impostos como ISS, PIS e Cofins, e que tem apresentado resultados positivos em vários estados.

Institucional

Institucionalmente, o atual presidente enfatizou o crescimento da entidade em comparação a dezembro de 2009, com salto de 238 para 325 associados em todo o país (dados do fechamento de outubro de 2011), além do fortalecimento regional, com maior aumento observado nos Capítulos da AMPRO em Campinas, Rio Grande do Sul, Nordeste, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com destaque observado no Nordeste, que saltou de 23 associados em 2009 para 42 em 2011.

No portal da AMPRO, Prado destacou a área de “Notícias do Mercado”, como um canal útil para a divulgação das agências associadas; o Cadastro de Ideias, lançado em 2010, que permite às agências arquivarem as propostas que apresentam a seus clientes, e o Banco de Vagas e Currículos.

O ano de 2011 também foi marcado por mudanças internas na AMPRO. Com a comemoração dos 18 anos,a entidade investiu na melhoria da infraestrutura, ampliação de equipe, mudança de layout e de posicionamento frente ao mercado.

Networking

No âmbito internacional, a gestão de Prado trouxe aproximação e troca de experiências com entidades e agências de outros países por meio da FIMAPRO – Federação Iberoamericana de Marketing Promocional. Já no Brasil, o biênio foi marcado por parcerias e relacionamento com diversas entidades, como ABA,ABAP, ABEOC, ABRE, ABRACCEF, ADG, ABEMD, ABM&N, Confederação dos Conventions&Visitors Bureaux, POPAI BRASIL, UBRAFE,  entre outras, com vista ao estabelecimento de sinergia na busca das melhores práticas de relacionamento com o mercado e a possibilidade de benchmarking.

Para os associados, além da organização física da Biblioteca AMPRO, com disponibilização dos principais livros do mercado promo para consulta, houve importante atuação com a formalização de um acordo com a Nossa Caixa Desenvolvimento, uma agência de fomento do Governo do Estado de São Paulo que possibilita às agências a obtenção de créditos a juros subsidiados para investimentos e capital de giro.

Relacionamento com clientes

Prado enfatizou ainda a consolidação da parceria AMPRO-ABA, com a participação da entidade em diversos comitês da ABA – Associação Brasileira dos Anunciantes, como Promoção,Trade e Varejo, Sustentabilidade e Gestão Financeira de Marketing. Nesta esfera, a entidade lançou também um serviço inédito chamado “De Olho no Mercado”, por meio do qual as agências associadas que participam de processos de concorrência fora dos padrões recomendados pelo Guia de Seleção de Agências de Marketing Promocional podem comunicar a AMPRO, que, junto com a ABA, notificará a empresa contratante.

Outra conquista de mercado foi o convite do COB – Comitê Olímpico Brasileiro, que chamou neste ano a AMPRO para ajudar na formatação de seu edital de seleção de agência de eventos.

Jurídico

No âmbito jurídico, destaque para a atuação da assessoria jurídica da AMPRO de forma gratuita em relação à legislação promocional e tributária, além do acompanhamento da Legislação Promocional, palestras nas várias regiões sobre a área jurídica de direitos autorais e demais de interesse do setor e solicitação de CNAE para setor de Marketing Promocional.

Comitês

Guilherme Prado também comentou sobre a atuação de cada Comitê da AMPRO durante o biênio 2010-2011.

A produção do livro Marketing de Incentivo – Uma Visão Legal – com pareceres de juristas, tributaristas e economistas a respeito da atividade no Brasil e no mundo, foi um dos destaques do Comitê de Marketing de Incentivos, que também contou com um estudo sobre a atividade no Brasil, desenvolvido pelo Prof. José Afonso Mazzon da FIA – Fundação Instituto de Administração; um Road Show de Incentivo pelo Brasil; e o Projeto de Lei 6746/2006 para a regulamentação da atividade, que foi aprovado na Câmara e no Senado, mas não obteve a aprovação da Presidência da República, motivando a continuidade  do trabalho na aprovação da legislação do Marketing de Incentivo.

Já o Comitê de Operadoras de Viagens de Incentivo desenvolveu e lançou o “Guia de Seleção de Operadoras de Viagens de Incentivo” e o Manual de Viagens de Incentivo – Conceitos e boas práticas, além da organização de viagens e programas de avaliação e capacitação do incentivo em diversas cidades, como Natal, Foz do Iguaçu e Recife, com a presença de agências e operadoras especializadas.

Novo Guia de Melhores Práticas também foi lançado pelo Comitê de Logística Promocional, com estudo para a implantação de um Manual de Boas Práticas mais amplo, já em desenvolvimento.

No Comitê Trade Brasil, o foco principal é a a elaboração de um Guia de Melhores Práticas de Trade Marketing. Para isso, desenvolveram, com o Ibope Inteligência, uma pesquisa com a finalidade de obter subsídios para esse objetivo. Os resultados reuniram informações de clientes/anunciantes, lojistas, agências associadas, universidades e instituições. Com base no material coletado nas pesquisas, wokshops e reuniões, as ideias e sugestões serão organizadas e avaliadas para a produção de um documento que possa servir de orientação nas ações de Trade Marketing, tanto para os associados da AMPRO como para clientes.

O Comitê de Governança Corporativa e Sustentabilidade destacou-se no biênio com diversas ações em 2010, como o Workshop “World Café” para alinhar expectativas dos diretores da AMPRO em relação ao tema Sustentabilidade; a participação no EBEMP 2010 com o tema “Sustentabilidade”; apoio ao Unomarketing; Convite para participar da Comissão Técnica na criação de uma norma da ABNT ISO 20121 Norma de Sustentabilidade em Eventos; participação no convênio da AMPRO-SENAC, no que tange a cursos de Sustentabilidade em Eventos; e participação nos eventos da ETHOS. Em 2011, houve Assinatura de Convênio com ESPM; participação nas reuniões do Comitê de Sustentabilidade da ABA; participação no lançamento “Plataforma por uma Economia Inclusiva, Verde e Responsável” do Instituto ETHOS; participação na fase final da norma ABNT 20121 como delegado do Grupo Brasil em evento que aconteceu em São Paulo; participação na criação de Guia de Comunicação Sustentável da ABA e na fase de reposicionamento da AMPRO, fazer a inserção de sustentabilidade, como tema transversal.

No Comitê de Gestão financeira, as principais responsabilidades foram uniformizar procedimentos financeiros clarificar internamente e para os clientes e as melhores práticas quanto aos impostos, FEE e fluxo de caixa.

Lançado em 2011 em evento no Museu do Futebol, o Comitê de Marketing Esportivo passou a ter a responsabilidade de sensibilizar as empresas que atuam no setor promocional e que possuem interesse de trabalhar ou já trabalham com tema marketing esportivo.

Outro destaque em 2011 foi a atuação do GEA – Grupo de Estudos Acadêmicos da AMPRO, que deu continuidade às ações de 2010 e finalizou a nova definição acadêmica de Marketing Promocional. Outras ideias do Grupo envolveram ainda um projeto de livro sobre Marketing Promocional para aceitação em escolas de comunicação, uma biblioteca de cases e a criação de um curso experimental na ESPM com diferentes profissionais de destaque do setor.

Atuação também dos demais Grupos de Estudos da AMPRO – GERA (Grupo de Estudos de Regulamentação Alimentar), voltado para estar permanentemente atento aos eventuais problemas oriundos de legislações que possam causar dano ao segmento; GETMO (Grupo de Estudos de terceirização de Mão de Obra) e o GELP (Grupo de Estudos de Legislação Promocional), focado no estudo da Lei 5768/ 71 e do DL 70 951/72 para torná-la mais adequada aos tempos atuais.

Pesquisas

O ano de 2011 foi marcado ainda pela apresentação da terceira edição da Pesquisa AMPRO-Ibope, em parceria com Ibope Inteligênciao intuito de levantar a percepção do mercado em relação ao marketing promocional, além da conclusão da primeira Pesquisa da Cargos e Salários AMPRO-Hay Group,  que ajudou a definir padrões de nomenclaturas de cargos para todo o setor, além de prover informações importantes sobre salários e benefícios para os patrocinadores.

Premiações

O presidente da AMPRO destacou ainda a evolução do AMPRO Globes Awards, com crescimento de 116% no número de inscrições em comparação aos resultados de 2009. A premiação também teve novidades nas regiões, com o lançamento do AMPRO Globes Regional ainda em 2010.

Outro destaque deste ano foi a vinda da etapa internacional do Globes ao Brasil, com evento conjugado na cidade do Rio de Janeiro, no ultimo mês de outubro, que reuniu agências brasileiras e de vários países participantes do Globes Awards, promovido pela MAAW. O evento, que aconteceu no Copacabana Palace, teve transmissão ao vivo pela primeira vez, com acompanhamento online por mais de 1500 pessoas em todo o país.

Além do Globes, a AMPRO tem papel consultivo na definição dos regulamentos ou apoia uma série de outras premiações ligadas ao setor promocional, como o FIP (Festival Iberoamericano de Promoções e Eventos), Premio Caio, Estandesign, Wave Festival, Colunistas Promoção, The Great Place to Work, Premio ABP, Premio ABRE de Embalagem e Premio Produto do Ano.

Cannes

Em 2010, a AMPRO realizou o segundo workshop no festival de Cannes, entitulado “Brazil Sports Power”. Já neste ano, houve um debate aberto aos associados com ex-presidentes de júri para discutir as melhores formas de conquistar prêmios no festival.

Eventos

Prado comentou também sobre os diversos eventos organizados diretamente pela AMPRO: SAMPRO (Semana Acadêmica do Marketing Promocional), EBEI (Encontro Brasileiro das Empresas de Incentivo), EBEMP (Encontro Brasileiro de Empresas de Marketing Promocional), CONGRESSO DE MARKETING PROMOCIONAL – em parceria com a ABA e o POPAI BRASIL, SEMANA NACIONAL DOS EVENTOS – em parceira com as entidades: ABRACCEF, ABEOC, CBC & VB e UBRAFE, BRAZIL PROMOTION ROAD SHOW – abertura oficial dos 3 Road Shows de 2011, apresentando o Seminário de Incentivo nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Campinas, EVENTO NO BRAZIL PROMOTION SP – realização do Seminário Isto é Marketing Promocional, além de apoiar o evento realizado em 2010 e organizado pela Editora Forma e o Free Shop.

Para 2012, a entidade prevê ainda a participação no V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação, agendado para o mês de maio.

Agradecimentos

Para finalizar, Guilherme de Almeida Prado falou sobre as expectativas para 2012 como membro do Conselho da AMPRO e fez agradecimentos. “O grande desafio será avaliar quais de todos esses projetos apresentados valem mais a pena dar continuidade. Conseguimos progredir muito nestes dois anos. Agradeço de forma especial a equipe interna da AMPRO, a todos os VPs e Diretores, que acharam um espaço em suas agendas, à Aparecida Nogarolli, que fez várias viagens a São Paulo para o movimento de Virada de Valor; à Flavia Goldenberg, que dedicou muito tempo com várias entidades e eventos, e ao Gaspar, que teve agenda bem puxada neste ano, na visitação aos associados, eventos e viagens. O grande mérito de todos foi o de querer fazer a grande diferença. O mercado cresceu, está ficando mais exigente e o desafio das agências é cada vez mais acompanhar esse crescimento. Estou indo para o Conselho, mas vamos continuar acompanhando as estratégias do próximo biênio.”, afirmou.

Além da apresentação das ações, a diretoria acompanhou também o balanço financeiro, demonstrado pelo VP Paulo Trivellato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *