Centro de Convenções de Foz do Iguaçu ganha nova sede administrativa

[Por ClickFoz, 16/01/2012]
Máquinas estão trabalhando na limpeza e terraplanagem do terreno onde será feita a construção da sede administrativa do Centro Internacional de Convenções de Foz do Iguaçu. Atualmente a direção do centro e funcionários ocupam o antigo depósito de materiais, que foi adaptado para funcionar como área administrativa. A nova sede terá 473 metros quadrados de área construída e deverá ser entregue em seis meses.
A empreiteira responsável pela obra deve iniciar no começo de fevereiro os trabalhos de fundação do prédio. A sede contará com salas para as diretorias presidência, financeira, marketing e jurídica. Também haverá salas de reunião, para a equipe técnica, contabilidade. O projeto prevê ainda área de almoxarifado, recepção, cozinha, e banheiros feminino e masculino, adaptados para portadores de deficiência.
Em sua fachada, a nova sede que está sendo construída ao lado da antiga, terá as características telhas vermelha. O layout terá um metro e meio de altura conforme a já existente. Com o fim da obra, o espaço hoje ocupado como sede administrativa deverá dar lugar a um estacionamento e até mesmo o heliporto, projetos que ainda estão sendo estudados.
Os recursos para a obra virão do Ministério do Turismo a fundo perdido. São R$ 870 mil, que também terão parte da verba destinada para a cobertura de mil metros quadrados do telhado do centro. Já foi realizado anteriormente o reforço de cobertura em 12 mil metros quadrados. Essa nova etapa vai resolver definitivamente o problema de algumas infiltrações, que ocorriam por causa da chuva. O telhado já existente vai ser recoberto com telhas de alumínio com pintura eletrostática.
Esse tipo de telha consiste em colocar por processo eletrostático camadas de poliéster em pó o que aumenta a resistência à intempéries e faz o isolamento térmico. Isso possibilita o uso mais racional de energia e também diminui o consumo de equipamentos como aparelhos de ar condicionado.
A verba destinada pelo Ministério do Turismo inclui ainda a colocação de um alambrado, cercando a área do centro no limite com a BR 469. Serão 334 metros lineares de palanques de concreto e tela artística. Seguirá o mesmo padrão já existente na área que cerca o centro no acesso ao Aeroporto Internacional.
De acordo com o diretor presidente do Centro Internacional de Convenções, Ortêncio Soares Castilha, outra melhoria que está sendo feita no local é a colocação de um quadro inteligente de energia elétrica. “Assim será possível medir o gasto de energia em cada um dos espaços do centro. Temos várias áreas climatizadas, como os salões Iguaçu e Itaipu”, destacou o diretor.
Com uma história de construção que começou há cerca de 25 anos, o Centro Internacional de Convenções segundo Ortêncio Castilha, vem passando por adequações para atender as demandas de eventos. Entre elas está a construção de uma cozinha que conta com mobiliário, incluindo fogões industriais e câmara fria. Também foram instalados 96 novos banheiros. “São benfeitorias que vão sendo realizadas para que o local possa ser sede cada vez mais de grandes eventos. Estamos preparados para o crescimento do turismo de eventos que a cidade vem conquistando”, avalia Castilha.
Da área total de 100 mil metros quadrados, cerca de 32 mil são de área construída. O complexo conta com cinco níveis integrados de espaço com amplas áreas, entre pavilhões de exposição e auditórios, tudo com acessos independentes. Também são dois estacionamentos e infraestrutura de apoio e serviços. Tudo para receber eventos de diversos formatos como feiras, exposições, congressos, shows e outras tendências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *