Autoridades defendem turismo de eventos como motor de transformação social na abertura da COCAL 2015

Com a participação de mais de 400 profissionais de 20 países diferentes, foi realizada na noite desta quinta-feira (5), a abertura do XXXII Congresso da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina, a COCAL 2015, em Florianópolis (SC), Brasil. A solenidade ocorreu no lotado Salão Cascaes, do Costão do Santinho Resort, e contou com a presença de várias autoridades.

Fotos do Congresso estão disponíveis no endereço www.flickr.com/photos/cocal2015/sets/

Depois de dar as boas-vindas a todos os participantes e agradecer a importância de todos os parceiros, a presidente do Congresso Anita Pires ressaltou o objetivo da COCAL 2015: “Que aqui possamos superar desafios através da contribuição e da troca de experiência de todos os países”.

Utilizando os recursos de tecnologia e atividade de integração, a presidente da COCAL Alisson Batres fez questão de reforçar “que a indústria de turismo deve lutar para melhorar a qualidade de vida das pessoas e da sociedade”.
O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) Alexandre Sampaio afirmou que a entidade está comprometida com a busca de soluções para o desenvolvimento da indústria do turismo no país. “Por isso, apoiamos eventos importantes como esse”.
O tom do discurso de Sampaio foi repetido nas declarações que seguiram, do secretário estadual de Turismo de Santa Catarina Felipe Melo e do Secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo Vinicius Lummertz Silva. “A indústria do Turismo não para de crescer no país, aumentou em 400% nos últimos dez anos e pode ser a forma que vai ajudar o Brasil a sair da crise econômica que está atravessando”, resumiu Lummertz.

ASSEMBLEIA DA COCAL

Na tarde desta quinta-feira foi realizada a Assembleia Geral da COCAL, da qual participaram representantes de 17 países que integram Federação. Durante cerca de cinco horas, foram compartilhadas experiências positivas e traçadas estratégias de promoção do turismo de eventos na América Latina, que cresce a cada ano. “Somos representantes de uma indústria que gera riquezas e empregos”, reforçou a presidente da COCAL Alisson Batres.
A presidente da ABEOC Brasil, Ana Claudia Bitencourt, apresentou relatório da entidade e destacou a certificação de 99 empresas de eventos através do Selo de Qualidade, o lançamento de publicações e a realização do Congresso Eventos Brasil, em dezembro. A presidente do Congresso Anita Pires anunciou o sucesso do evento em inscrições e a qualidade da programação, definida com a participação do público por internet.
No final da Assembleia, foi definida a cidade onde será realizado o congresso de 2017. Será em Punta de Leste, no Uruguai. No ano que vem, já estava confirmada a cidade de Guadalajara, no México, como sede da COCAL2016.

PROGRAMAÇÃO DE SEXTA

Preparado especialmente para receber os grandes eventos da COCAL 2015, o Salão Cascaes (sobrenome do maior estudioso da cultura açoriana da Ilha de Santa Catarina) terá nesta sexta-feira uma programação intensa.
Zezo Carvalho, ChiefEnergizing Officer e fundador da trendz® corporateenergizing, abrirá a programação com o Workshop em Criatividade e Inovação em Eventos: “Inovar ou Morrer!”. Na sequência, a professora do Departamento de Economia Aplicada da Universidade Valladolid, na Espanha, María Devesa, e o consultor internacional em gestão e marketing de feiras e eventos de Portugal, Antônio Brito, serão responsáveis pelo painel O Impacto econômico e social dos eventos. Como medi-lo?
No período da tarde, a ex-presidente da Embratur Jeanine Pires apresentará as estratégias do Brasil para a Captação de megaeventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Depois, será a vez da palestrante Dulce Magalhães trabalhar sobre o tema o Foco define a Sorte.
Promoção da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina, a COCAL 2015 é uma realização da ABEOC Brasil e tem como patrocinadores másters a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).

Fotos do Congresso estão disponíveis no endereço www.flickr.com/photos/cocal2015/sets/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *