Empresas medem nível de competitividade durante Abav

[Por Sebrae, 15/10/2011]
Sua agência de viagem é competitiva? O empresário que quiser ter essa informação em poucos minutos basta visitar a 39ª edição do Congresso Brasileiro das Agências de Viagens e Feira das Américas (Abav 2011), que acontece de 19 a 21 de outubro, no Riocentro (RJ). Durante o evento, o Sebrae irá disponibilizar um terminal que traz a versão simplificada da ‘Matriz de Competitividade do Setor de Agenciamento de Viagens’. Trata-se de um questionário que avalia os níveis de competitividade das agências.
O tema do congresso deste ano é Brasil Bem Sucedido: Oportunidades e Novas Atitudes para o Turismo. Durante os três dias de evento serão realizadas oficinas, onde serão abordados temas como tecnologia, gestão de negócios e segmentação de mercado. Já na Feira das Américas, que acontece simultaneamente, serão disponibilizados serviços e destinos de 800 expositores de todas as partes do mundo para um público de mais de 24 mil profissionais em busca de novos produtos, networking e negócios.
A Matriz de Competitividade do Setor de Agenciamento de Viagens é um diagnóstico composto por perguntas, distribuídas em quatro níveis, com base nos aspectos: produtos e serviços; promoção e vendas; administração financeira; qualidade e atendimento; recursos humanos; planejamento e gestão estratégica; e tecnologia da informação. Com objetivo de preservar as informações fornecidas, a ferramenta irá encaminhar, em poucos minutos, o resultado da avaliação para o e-mail do empresário. A informação permitirá um trabalho mais direcionado às necessidades apontadas.
A ferramenta também é tema de uma das quatro palestras oferecidas pelo Sebrae no evento. O assunto será abordado no dia 21 de outubro, no painel Mapear a Competitividade Empresarial das Agências de Viagens Gera Benefícios. A coordenadora nacional do projeto no Sebrae, Valéria Barros, e a coordenadora técnica do Proagência II na ABAV, Carla Buzi, irão falar sobre os benefícios do auto diagnóstico da empresa. “É importante se perceber no mercado. A ideia é se antecipar a algumas situações e verificar ajustes que precisam ser feitos na empresa”, ressalta Valéria Barros.
Na Abav, o Sebrae terá um espaço onde serão apresentadas as melhores práticas e resultados do Benchmarking 2010, programa de aprimoramento do turismo nacional e capacitação empresarial. A partir dele, no ano passado, 113 empresários do turismo realizaram visitas técnicas a quatro países: Peru, República Tcheca, México e Itália. Também será disponibilizado o resultado da aplicação, na íntegra, da Matriz de Competitividade do Setor de Agenciamento de Viagens, aplicada este ano a 987 gestores de agências de todo o país.
No dia 19, o coordenador nacional do programa Sebrae 2014, Dival Schmidt, estará à frente do tema Copa do Mundo 2014 – Como ganhar esse campeonato de oportunidades. “Irei falar sobre inovação e acesso a mercados e que relação os empresários devem ter com o cenário econômico para aproveitar as oportunidades de mercado”, antecipa Dival. No dia 20, a instituição levará para o evento a chefe de cozinha e proprietária do restaurante Gosto com Gosto, localizado em Visconde de Mauá (RJ), para falar sobre ‘A importância e valorização da Gastronomia brasileira nos roteiros turísticos’.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *