Empresas de turismo estão otimistas

[Por BRASILTURIS, 13/09/2011]
Empresas do turismo apresentam aumento de faturamento há oito trimestres consecutivos e 84% delas apostam na manutenção da tendência positiva. Os dados do boletim trimestral que avalia o desempenho de empresas do segmento foram antecipados nesta segunda, dia 12 pelo ministro do Turismo, Pedro Novais, no ato de instalação do Comitê Intersetorial de Facilitação Turística (Cifat).
Nesta edição, o Boletim de Desempenho Econômico do Turismo, parceria do MTur com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), apresenta resultados do segundo trimestre deste ano e as perspectivas para o terceiro. Foram ouvidos cerca de 500 empresas, com faturamento trimestral de R$ 6 bilhões de sete segmentos: agências de viagem, eventos, meios de hospedagem, operadoras, parques temáticos e atrações turísticas, transporte aéreo além de turismo receptivo.

O segmento, que está otimista, projeta expansão do mercado e novos investimentos. O crescimento da demanda doméstica, com o aumento das vendas de pacotes, diárias e passagens aéreas, foi apontado por seis dos sete segmentos pesquisados como “fator de forte influência” no crescimento dos negócios no segundo trimestre deste ano. Como consequência, o setor tem ampliado a oferta de vagas no mercado de trabalho.
O estudo mostra também que a expectativa de contratação de novos funcionários cresceu 31% de março a junho na comparação com o mesmo trimestre de 2010. Entre os entrevistados, 40% mercado manifestou a intenção de realizar novos investimentos no período de julho a setembro. Cinco dos sete segmentos pesquisados investirão em infraestrutura das instalações, tecnologia da informação e compra de novos materiais e equipamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *