Copa fortalece o Brasil como destino turístico internacional

[Por Embratur, 21/07/2014]
Durante participação na 76ª reunião do Fornatur (Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), realizada nesta sexta-feira (18), em Brasília, a presidente em exercício da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Kátia Bitencourt, ressaltou que a Copa do Mundo figurou-se como uma grande oportunidade de divulgação da imagem do Brasil como destino turístico internacional.
“A imagem do Brasil foi modificada após a realização do evento. A pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo revela que 95% dos visitantes internacionais têm intenção de retornar ao País e que 61% dos estrangeiros visitaram as cidades pela primeira vez. Além disso, a experiência turística superou ou atendeu plenamente as expectativas de todos que estiveram no Brasil durante o Mundial”, destacou Kátia.
Na reunião, a presidente em exercício aproveitou a presença do ministro do Turismo, Vinícius Lages, para destacar o alinhamento da Embratur com o ministério nas estratégias de promoção e o esforço na busca de um novo modelo de gestão para o Instituto, principalmente após o Mundial.
“A Copa ajudou a consolidar o Brasil como grande organizador de eventos internacionais. As ´Américas´ terão papel relevante no fortalecimento da promoção internacional do Instituto”, disse Kátia Bitencourt.
O ministro Vinícius Lages afirmou que o Fórum fortalece de forma compartilhada o esforço pelo desenvolvimento do turismo nos Estados, especialmente antes e durante a realização da Copa do Mundo. “Vocês, secretários de Estado, são os operadores, os que estão em contato direto com o trade regional. Agem como ponte entre o governo federal e a iniciativa privada local. Com isso, foram fundamentais na realização do evento que ofereceu ao mundo e ao Brasil uma experiência turística fantástica”, apontou o ministro.
Kátia Bitencourt aproveitou a oportunidade para apresentar o filme “Dance”, que foi escolhido como “O Melhor Comercial da Copa do Mundo de 2014”, em concurso promovido pelo jornal e site Meio & Mensagem.
Deliberação do Fornatur
Os representantes dos Estados presentes na reunião irão enviar uma carta à Secretaria de Aviação de Civil da Presidência da República ressaltando o pleno funcionamento dos aeroportos durante a Copa do Mundo no Brasil.
A presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas( AMAZONASTUR), Oreni Campêlo, destacou os dados da pesquisa do Ministério do Turismo sobre táxis, informações turísticas e transportes públicos que foram aprovados por nove em cada 10 visitantes internacionais e os aeroportos por oito em cada dez.
“O Brasil se mostrou preparado para sediar um evento desse porte. Continuaremos unindo esforços para fortalecer esse avanço da imagem e destacando os Estados em eventos de promoção do País”, disse Oreni, que preside o Fornatur.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *