Embratur traz novidades da França
[Por Brasil Network, 23/09/2011]
A presença do Brasil durante esta semana, na França, reforçou a relação do país com os franceses com a notícia de que o Brasil, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), foi convidado para ser o país anfitrião do Salão Náutico Grand Pavois 2012, que acontece anualmente na cidade de La Rochelle. “A participação do Brasil como convidado de honra será uma oportunidade para mostrar a relevância do segmento náutico para o país, além de divulgar os destinos turísticos brasileiros na França”, explicou Marco Lomanto, diretor de Produtos e Destinos da Embratur.
O desenvolvimento do turismo náutico no Brasil é uma das metas do Ministério do Turismo e Embratur que buscam investir, cada vez mais, na melhoria da infraestrutura de apoio ao segmento. “Trata-se de uma oportunidade para mais um efetivo envolvimento econômico entre a França e o Brasil, dada a possibilidade de haver um apoio à comercialização por parte das empresas brasileiras que trabalham com equipamentos e embarcações”, discursou Lomanto.
Entre as novidades do Brasil na 33° edição da feira TOP RESA, que termina hoje, 23, está a parceria da Embratur com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) para divulgarem o produto no exterior. Durante todos os dias do evento os participantes puderam degustar o café especial brasileiro no estande da Embratur, no espaço Café Brasil. “Foi um verdadeiro sucesso. Os estrangeiros sabem que o nosso produto é de qualidade e nos procuram no estande para saber onde podem comprar mais”, conta Vanusia Nogueira, diretora executiva da BSCA.
Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior mostram que o café ocupa a sexta posição entre os principais produtos exportados pelo Brasil para França. Segundo a balança comercial, de janeiro a agosto de 2011, o país vendeu US$ 106 milhões de café aos franceses. Por meio de acordos de cooperação técnica com associações, a Embratur pretende mostrar toda diversidade da produção brasileira nas feiras, desde que sejam produtos associados ao turismo, como por exemplo, as pedrarias.
O trabalho da Embratur na TOP RESA se estendeu também em reuniões com operadores para traçar o planejamento de ações para 2012. “Estamos com uma agenda fechada com os principais operadores e agentes de viagens do mercado francês e já fizemos algumas reuniões. A receptividade tem sido excelente, vamos trabalhar as propostas para ações promocionais para 2012 como: roadshows, press trips, fam trips sempre promovendo um Brasil diverso e com foco nas 12 cidades sede da Copa e seu entorno”, explicou Fernanda Hummel, gerente de Mercados Europa, Ásia e África da Embratur.
A Top Resa é voltada para o profissional do turismo e concentra 80% das agências de viagens do país e as principais indústrias do setor. Este ano a feira destacou o turismo cultural, segmento que tem apresentado crescimento no país. O evento também é visitado por formadores de opiniões de países como Alemanha, Inglaterra, Espanha e Itália. O Brasil participa tradicionalmente da feira todos os anos, por se tratar de um mercado muito importante. De acordo com o Anuário Estático da Embratur 2010, a França é o sétimo país que mais envia turistas para o Brasil, tendo registrado uma entrada de 199.719 turistas franceses no Brasil.