Paraíba cria Observatório de Turismo para aprimorar informações técnicas sobre o setor

[Por Portal Eventos, 29/03/2012]
O Convention & Visitors Bureau de João Pessoa, Governo da Paraíba, Prefeitura de João Pessoa, SEBRAE, ABIH, IESP Faculdades e a Federação do Comércio iniciam hoje (29) em ação compartilhada, os trabalhos e atividades do Observatório do Turismo que integrará uma série de pesquisas técnicas para identificar os impactos, comportamento e o perfil sócio-econômico do turista que visita e participa de eventos profissionais e corporativos na capital paraibana.
Serão ouvidos pelo compartilhamento visitantes que estarão na cidade e região participando dos mais diversos tipos de eventos e terá o objetivo maior de mensurar de forma focada e dirigida o impacto econômico dos eventos na economia formal. Os resultados serão revelados no fim do segundo semestre.
“Os resultados ajudarão o Destino Paraíba e os demais órgãos ligados ao turismo a criar uma linha de ação focada nas necessidades do turista deste segmento”, explica a Gestora de Turismo do SEBRAE, Regina Amorim, que vai mais além, considerando que desta forma, se projetará cenários futuros com maior qualificação do segmento de eventos na capital.
“O estudo sobre as atividades características do turismo de negócios e eventos irá permear definições mais precisas em relação ao trabalho que deverá ser publicado em breve e ajudará a direcionar investimentos da iniciativa privada e do poder público. O levantamento das informações será realizado através de instrumentos de coleta de dados, ou seja, questionários devidamente estruturados contendo (em sua maioria) questões fechadas. Também será garantido espaço para questões que permitam aos entrevistados manifestar suas opiniões de forma espontânea”, garante o Secretário de Turismo de João Pessoa, Francisco Linhares.
“Essas pesquisas significam que o Convention Bureau continua trabalhando com seus parceiros para que a cidade tenha informações cada vez mais precisas sobre a atividade, pois ajudam a orientar as ações e os investimentos públicos e privados para o setor”, avalia a empresária Elizia Lopes, presidente Bureau da capital paraibana.
“A iniciativa vai criar subsídios para a construção de cenários estratégicos para o desenvolvimento do turismo de eventos na Paraíba. As pesquisas vão complementar o trabalho que a PBTUR já desenvolve. A intenção é que com novos planejamentos para a realização de um turismo sustentável, a cidade possa ser mais competitiva e atrativa, não só para os turistas, mas para os paraibanos”, enfatizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *