Encontro debate oportunidades para MPE na Copa 2014

[Por Dilma Tavares, Agência Sebrae, 22/08/2011]
Quais as oportunidades de negócios geradas pelos grandes investimentos em eventos esportivos que poderão ser acessadas pelos micro e pequenos negócios? É o que empresários do segmento vão saber no Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas (Fomenta), que será realizado nesta terça-feira (23) e quarta-feira (24), em Juiz de Fora (MG).
Promovido pelo Sebrae no Expo Minas de Juiz de Fora, o evento tem por objetivo ampliar a participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais. A expectativa é reunir 800 pessoas entre representantes de governo, empresas estatais, empresários e especialistas, incluindo representantes de órgãos oficiais envolvidos com a Copa do Mundo Fifa de 2014.
Além de palestras informativas e debates sobre temas de interesse dos micro e pequenos negócios, haverá encontros de oportunidades onde os empresários poderão tirar suas dúvidas diretamente com integrantes de órgãos e empresas públicas sobre como acessar a esses mercados. Conforme a organização do evento, haverá 21 empresas estatais realizando esse tipo de atendimento aos empresários, a exemplos da Petrobras e as companhias de abastecimento de água e gás de Minas Gerais.
O Fomenta em Minas Gerais também conta com rodadas de negócios entre grandes empresas privadas e micro e pequenos negócios, possibilitando que as empresas menores possam acessar a cadeia de fornecedores das maiores corporações. Essas rodadas começam às 14 horas do dia 23. A partir das 16 horas, também haverá reunião do Fórum das Micro e Pequenas Empresas de Juiz de Fora. A abertura oficial do evento ocorrerá a partir das 18h30, quando haverá um painel tratando sobre “Oportunidade de Negócios Esportivos e Políticas Públicas”.
No dia 24 serão realizados os encontros de oportunidades onde empresários poderão conversar diretamente com representantes de órgãos de governo e de empresas públicas. Nesse dia também haverá oficinas de capacitação de micro e pequenas empresas em diferentes modalidades de licitação. Também serão realizados painéis temáticos voltados à capacitação dos pequenos negócios que tratarão desde o programa de aquisição alimentar ao mapeamento de cenários de oportunidades propiciadas pelos eventos esportivos que acontecerão no Brasil.
“Esperamos ampliar a informação e maior aproximação entre o setor público e o privado e ampliar as oportunidades de acesso dos pequenos negócios às compras públicas”, diz a gerente de políticas públicas do Sebrae em Minas Gerais, Nair Andrade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *