Brasil concorre a melhor destino gastronômico da América do Sul 2024
Votação online do World Travel Awards (WTA) 2024 começa em 19 de fevereiro
Açaí, queijo coalho, pão de queijo, feijoada, arroz carreteiro e a fruta “pequi”. Todos esses sabores são tradicionais na mesa do brasileiro e traduzem a diversidade da gastronomia de um país de tamanho continental. Essa é a culinária única e autêntica que coloca o Brasil entre os concorrentes ao título de melhor destino gastronômico da América do Sul no World Travel Awards (WTA) 2024, conhecido como o “Oscar do Turismo”.
A votação on-line para escolha do vencedor começa nesta segunda-feira, 19 de fevereiro e vai até 17 de abril deste ano. Para votar, acesse aqui: híps://bit.ly/48kEXyx
A indicação da WTA leva em conta a posição de liderança da gastronomia brasileira na América do Sul. O Brasil tem uma produção ímpar que mistura um rico patrimônio cultural, com herança de indígenas e da África, e as possibilidades e oportunidades oferecidas por seis biomas diferentes, com sabores, texturas e histórias regionais muito fortes, que colocam o Brasil em uma posição privilegiada para entusiastas da boa mesa.
Restaurantes brasileiros já somam 14 estrelas no Guia Michelin, publicação especializada de renome para a gastronomia mundial. O Brasil também tem oito restaurantes entre os 50
melhores da América Latina e o 12º melhor do mundo de acordo com a lista “The World’s 50 Best Restaurants”. O país conquistou dois prêmios especiais com as chefs Janaína Rueda e Manu Buæara, o de melhor chef mulher e o de restaurante mais sustentável da América Latina,
com o Manu, em Curitiba (PR), respectivamente.
“É difícil definir a gastronomia brasileira em um só prato, pois a nossa culinária reflete regionalismos e heranças únicas em cada canto do Brasil. É exatamente a nossa diversidade de pratos e de ingredientes que torna a nossa gastronomia tão especial e autêntica. Essa indicação só mostra o potencial do que podemos oferecer a turistas de todo o mundo”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Brasil for foodies
Com foco na promoção dessa gastronomia diversa e autêntica, a Embratur lança a campanha #BrasilforFoodies. O objetivo é destacar a gastronomia brasileira, um dos segmentos mais bem avaliados pelos turistas estrangeiros que visitam o Brasil.
Para a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, o prêmio contribui com o posicionamento do país. “O World Travel Awards é considerado o “Oscar do Turismo’, e ter o Brasil nomeado como Melhor Destino Gastronômico da América do Sul 2024 é uma conquista para todo o trade turístico brasileiro. Para conquistarmos esse título para o país precisamos do engajamento de todos. Por isso a campanha Brasil for foodies, para que as pessoas votem no Brasil”, destaca.
A coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, por sua vez, lembra que a campanha Brasil for foodies é, também, “um convite para que os turistas possam conhecer e se encantar pela gastronomia brasileira”. “Em cada região, em cada bioma, em cada destino, os estrangeiros poderão conhecer o Brasil dos sabores, dos saberes tradicionais, dos mercados e feiras, dos ingredientes nativos, da cachaça, da moqueca, da picanha, do açaí, do guaraná, do café e muitos outros. Por isso somos o melhor destino gastronômico da América do Sul”, sustenta.
Como participar
A votação on-line para os World Travel Awards 2024 estará disponível em www.worldtravelawards.com a partir de 19 de fevereiro e segue até 17 de abril. Para participar,
basta acessar o site híps://bit.ly/48kEXyx e votar na categoria “Melhor Destino Gastronômico da América do Sul” e, depois, compartilhar nas redes sociais usando as hashtags
#VoteforBrasil
#BrasilforFoodies #VisitBrasil.