Centro de eventos de Montjuïc se tornará um espaço de feiras urbano, moderno e único na Europa

A transformação urbana do espaço do complexo de Montjuïc, que combina a atividade de feiras com outros usos públicos, passará por um processo de modernização de suas instalações com o objetivo de torná-lo uma referência urbana para o século XXI.

Gerenciado pela Fira de Barcelona, o projeto também contempla a criação de uma área para geração de atividade econômica permanente em diversos setores relacionados a eventos.

Após o processo participativo realizado pela Câmara Municipal de Barcelona, ​​iniciaram-se os procedimentos urbanísticos de atualização do planeamento, que prevê uma profunda modernização do espaço.

Assim, entre outras iniciativas, o plano prevê a otimização das instalações com a atualização e conservação dos seus edifícios históricos tombados, sob os parâmetros de eficiência, digitalização e sustentabilidade em torno de uma renovada Avenida Reina Maria Cristina.

Entre outras ações, será construído um novo pavilhão multifuncional de dois andares no atual Palácio de Congressos e Plaza Univers, bem como um novo palácio de congressos renovado no atual Palácio Alfonso XIII (palácio 6). Da mesma forma, contempla uma melhoria nas operações logísticas com uma nova área subterrânea.

O diretor geral da Fira de Barcelona, ​​​​Constantí Serrallonga, destacou que o projeto permite “otimizar ao máximo o espaço e não perder área de exposição graças à criação de edifícios mais compactos, modernos e flexíveis.

“Podemos manter e fortalecer nossa atividade de feiras. O local se tornará um espaço icônico e único na Europa onde se realizarão espetáculos nacionais e internacionais”, completa.

A vocação, informa o diretor, será tanto para eventos de pequeno ou médio porte como para outros de natureza como, por exemplo, congressos que procurem um espaço emblemático no coração da cidade.

As obras complementarão os trabalhos que já estão sendo realizados no espaço da Gran Via, cuja ampliação já está curso. O Gran Via se destina a grandes eventos profissionais nacionais e internacionais. Já o outro equipamento do complexo, o CCIB, se concentra em congressos e convenções.

 

NOVO ESPAÇO PARA ATIVIDADE ECONÔMICA

Outra das novidades do novo recinto de feiras é a criação de um espaço localizado no Palacio del Vestido (Fachada da Plaza España do atual palácio 8) que será destinado à criação de atividade econômica induzida promovendo o empreendedorismo, inovação e transferência de conhecimento.

A Câmara Municipal de Barcelona e a Fira de Barcelona continuam trabalhando para desenvolver e concretizar o projeto que compatibilizará as obras sem atrapalhar o calendário atual de eventos.

 

Fonte: Portal Radar