Seremos 1 bilhão de viajantes

[Por Jeanine Pires, 13/09/2012]
Os dados divulgados dia 12 de Setembro de 2012 pela OMT – Organização Mundial de Turismo mostram que a indústria de viagens e turismo deverá chegar a 1 bilhão de clientes esse ano.
Foram 467 milhões de turistas que viajaram entre janeiro e junho de 2012 pelo mundo. Mesmo com a crise mundial, o setor tem se mostrado resistente e capaz de contribuir de forma importante para o PIB de diversos países que passam por momento econômico difícil.
Esse número de viajantes é 5% superior ao número registrado no mesmo período de 2011, foram 22 milhões de viagens a mais, segundo a OMT. A região que mais cresceu em volume de passageiros foi a Ásia (+8%), e depois a sub-região da América do Sul (+6%). Mesmo a Europa teve um crescimento de 4%, fruto das viagens dos países emergentes aos países daquele continente.
Já o PIB do turismo mundial deverá crescer cerca de 2,8% segundo o WTTC – World Travel & Tourism Council, com o maior crescimento a ser registrado na América Latina, de 6,5%.
O crescimento do volume e do impacto econômico do turismo é uma condição importante para a contribuição do setor para a recuperação econômica mundial. Assim como, vencer obstáculos e derrubar barreiras podem fazer com que esses números sejam ainda mais expressivos. A existência de políticas públicas eficazes, a flexibilização dos vistos e a redução de taxas no setor são temas importantes para melhorar esse desempenho na busca de mais empregos, divisas e impactos econômicos.
Confira na íntegra a pesquisa em inglês.