Decreto permite reabertura de casas de festas e amplia horário de bares e restaurantes, em Ponta Grossa
A prefeita de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, Elizabeth Schmidt (PSD), permitiu a reabertura de casas de festas e eventos com restrições. O decreto com novas flexibilizações em relação à pandemia da Covid-19 foi publicado na tarde desta quinta-feira (15).
Segundo o decreto, o funcionamento de estabelecimentos destinados a eventos sociais está permitido desde que respeitada ocupação máxima de 30% do espaço. A mesma regra vale para reuniões e confraternizações corporativas ou familiares.
Restaurantes, bares e lanchonetes poderão funcionar das 10h às 23h, todos os dias da semana, com até 50% da ocupação. Esses estabelecimentos não podem utilizar balcões ou meios para anteder clientes em pé. Também estão proibidos narguilés e música ao vivo.
Segundo o decreto, nos estabelecimentos onde funciona o serviço de buffet é obrigatório o uso de luvas pelos clientes, máscaras de proteção facial nas áreas de circulação e uso de álcool em gel.
Padarias e confeitarias podem abrir das 6h às 23h, de segunda a sábado, e das 7h às 20h aos domingos, também com até 50% da ocupação.
O decreto também ampliou o horário de funcionamento dos mercados na cidade. Os estabelecimentos podem abrir das 7h às 23h, de segunda a sábado, e apenas com entregas aos domingos.
De acordo com o decreto, os serviços de venda de alimentos localizados em shoppings e galerias comerciais poderão funcionar todos os dias da semana, das 11h às 23h, com 50% da ocupação.
Assim como no decreto do governo estadual, o toque de recolher em Ponta Grossa foi reduzido e passa a ser realizado das 23h às 5h. A venda e o consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos não está permitida entre 20h e 6h.
As medidas já estão em vigor, e a publicação não cita até quando terão que ser cumpridas.
Números da pandemia
Com 123 novos casos da Covid-19, Ponta Grossa chegou nesta quinta a 32.924 confirmações da doença, conforme boletim da Secretaria Municipal de Saúde. O total de mortes na cidade é de 751.
Na cidade, 11.812 pessoas estão em isolamento domiciliar por causa do novo coronavírus. Desde o início da pandemia, 20.225 pessoas se recuperaram da doença na cidade.
Flexibilizações
O decreto publicado nesta quinta altera outro editado em 26 de março, que previa a flexibilização de medidas restritivas então em vigor na cidade, como a retomada de serviços não essenciais, mas manteve a suspensão do transporte público municipal, iniciada em 18 de março.
Em 5 de abril, a prefeitura passou a permitir o consumo no local para todos os serviços do ramo da alimentação, incluindo bares, das 10h às 22h. O transporte público também foi autorizada a retomar na cidade.
Já em 12 de abril, o município autorizou a reabertura de parques e ampliou o horário de atendimento de padarias. Clubes sociais puderam reabrir, mas esportes coletivos continuaram proibidos.
Fonte: Correio dos Campos