Pesquisa: 94% dos brasileiros buscam informações sobre viagens pelo smartphone
De acordo com levantamento feito pela MindMiners, a pedido do PayPal Brasil, 81% dos dos brasileiros se tornam turistas por, pelo menos, dez dias no ano. 94% desses viajantes pesquisam por passagens e hotéis pelo smartphone.
O principal meio de pagamento das viagens continua sendo o cartão de crédito. Porém, houve aumento na utilização de carteiras eletrônicas, como o PayPal: 51% dos turistas utiliza o serviço na hora da compra.
“Está claro que a tecnologia faz, cada vez mais, parte da vida dos brasileiros. Desde a busca por passagens até hospedagem, os equipamentos móveis se mostram os melhores amigos do turista. O PayPal investe em tecnologia e inovação para proporcionar uma experiência de compra fácil, rápida e segura para o consumidor”, afirmou Thiago Chueiri, diretor de Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil.
Confira os destaques da pesquisa feita pela MindMiners:
53% dos turistas que buscam informações sobre passagens aéreas verificam sites de busca; 41% procuram pelos melhores preços diretamente em sites de compra de passagem; 35% vão às lojas físicas de operadoras de viagem; e 27% acessam diretamente o site da empresa.
64% dos entrevistados procuram por hospedagem em sites de busca; 37% pesquisam os preços por sites de compra direta; 29% procuram lojas físicas; e 13% buscam pelo serviço em sites das próprias empresas.
94% pesquisam pacotes de viagem e serviços turísticos pelo smartphone, enquanto 82% procuram pelo notebook ou desktop. 64% desses viajantes contratam pacotes online, sem intermediários; 22% também utilizam a internet na hora de fechar negócio, mas com a ajuda de agências e vendedores; e outros 22% confiam apenas no atendimento físico.
Os principais meios de transportes utilizados para a realização das viagens foram avião (87%), ônibus (78%), navio (35%) e trens (32%). Quando chegam ao destino, os principais meios de locomoção utilizados pelos brasileiros são transporte privado (66%), transporte público (56%), táxis (48%) e carros alugados (31%).
“Na era da informação, a tendência é que o consumidor dependa cada vez menos das marcas para educá-lo na jornada de compra de produtos e serviços. A conversão de compra no ambiente digital está em alta, até entre o público mais velho. Um exemplo disso é que 92% dos brasileiros pesquisam sobre a viagem antes de contratar algum serviço”, explicou Adriele Lima, Pesquisa de Mercado da MindMiners.
Fonte: Mercado & Eventos