FESTURIS anuncia nova marca e impacto de econômico de 280 milhões com mais de 9 mil visitantes
O FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo encerrou no último dia 12. A direção da feira, considerada pelos profissionais do turismo a mais importante em geração de negócios para a América Latina, anunciou em coletiva de imprensa para mais de 100 jornalistas do Brasil e do exterior, a nova marca e os números da edição 29.
O levantamento do impacto econômico foi realizado pela Universidade de Caxias do Sul e apontou dados preliminares. O relatório completo da pesquisa será entregue em 30 dias e divulgado para a imprensa.
Segundo o levantamento, o FESTURIS teve um impacto econômico de 280 milhões em negócios iniciados e que devem ser concretizados a partir os contatos feitos entre expositores e compradores em Gramado. Com mais de 9 mil visitantes profissionais o evento superou em 10% a edição de 2016. Outro número importante é o impacto para a Região da Hortênsias: foram 18 milhões de reais injetados em quatro dias na economia local.
Foram mais de 2 mil marcas do Brasil e de 60 destinos internacionais presentes em uma área de 22 mil metros quadrados.
Participação da ABEOC Brasil
A Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC Brasil) participou da Feira com a realização, pelo quinto ano consecutivo, do Espaço MICE, focado em expositores e atividades de capacitação relacionadas ao mercado MICE (Meetings, Incentives, Conferencing, Exhibitions).
No Seminário MICE Corporativo a presidente da ABEOC Brasil, Ana Cláudia Bitencourt ministrou uma palestra intitulada: “Eventos – uma indústria do futuro”. A diretora da ABEOC Rio de Janeiro, Adriana Corrêa Homem de Carvalho também palestrou sobre “Uma Troca de Experiências sobre o Mercado MICE x profissionalização”.
Nova marca
Além dos números, os diretores da feira Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi, anunciaram a nova marca do evento desenvolvida pela Agência Diagonal. A marca foi concebida após um estudo profundo do evento, suas raízes e pensando no futuro. Também foi anunciado o novo site da empresa, desenvolvido pela agência Orgânica Digital, e que entrará no ar esta semana.
“Nosso objetivo ao abrirmos já os trabalhos para a edição 30 é comemorar os números importantes que estamos divulgando mas já nos prepararmos para uma edição que deverá ser um marco para o Turismo em 2018”, destaca Marta Rossi.
“O FESTURIS é para a Região das Hortênsias e para o Rio Grande do Sul um grande vetor de negócios. Atingimos esta marca histórica de 280 milhões de reais em geração de negócios e não vamos parar por aí. Queremos cada vez mais promover o setor turístico no Brasil e no exterior de forma contundente e com ações que fomentem o setor”, disse Eduardo Zorzanello.
“O legado fo FESTURIS é muito importante para o Turismo, e assim como investimos na inovação com a criação da Gramado Summit também estamos investindo na modernização de nossa marca e de nosso site. Nossas plataformas serão condizentes com este perfil inovador”, explica Marcus Rossi.
Durante a coletiva também foram anunciados os Embaixadores Honorários FESTURIS do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina: Luciano Teixeira – FRT Operadora POA e Valdires Reinert – Agaxtur SC, respectivamente. Outra ação foi a entrega de uma placa pelo Fórum Iberoamericano de Jornalistas de Turismo, para os diretores da feira.
O FESTURIS Gramado 2018, 30ª edição, ocorre de 08 a 11 de novembro.