Encontro Comercial Fohb: Paradigmas e tendências responsáveis por ditar o comportamento no turismo
[Hôtelier News, 04/09/2017]
A jornalista Sabina Dewelk iniciou as atividades da tarde no Encontro Comercial Fohb, realizado hoje durante todo o dia no hotel Grand Hyatt São Paulo. Ela falou sobre os “Novos paradigmas do futuro e tendências emergentes do turismo” esmiuçando o atual comportamento do público viajante ao redor do mundo.
Paradigma e tendência, termos que sustentaram a fala foram explicados da seguinte maneira: “Paradigma é um direcionamento de mercado que vigora durante, no mínimo 15 anos. Permanece bem mais que a tendência, que também dita comportamentos mas por menos tempo”.
Entendido isso, Sabina elencou os principais termos que atualmente vigoram como paradigmas para os viajamtes. São eles: sustentabilidade, compartilhamento, empatia, qualidade do tempo e do espaço, papel central da alimentação, diversidade e a retomada da consciência coletiva. Cada uma diretrizes são encaradas pela palestrante como obrigatórias para entender como atrair e satisfazer um turistas que mudou ao longo do tempo.
“O comportamento do turista hoje é outro. Não é mais o viajante que vivia na era da posse. É o turista da era do acesso. Ele não quer mais ter e acumular ele quer viver, experimentar e viajar – o que impacta diretamente no setor aqui abordado”, pontua.
No final, a especialista quetionou a plateia sobre a maneira como eles lidam com os temas que estão em debate na sociedade, sejam eles relacionados à comportamento social, questões de gênero, costumes e assim por diante. Para ela, os hoteleiros, por serem parte da indústria do turismo precisam estar antenados nas questões que geram engajamento e agir a partir disso.