Setembro verde-amarelo pelo mundo

[Por Aquarela 2020, 03/10/2013]
Setembro é o mês em que muitas pessoas escolhem os destinos turísticos e prepararam os roteiros das férias do verão que estão chegando. Para auxiliar os turistas a definirem o que fazer nesses preciosos dias, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) realizou uma série de ações de divulgação e promoção do Brasil em diversos países. Festival de cinema e gastronomia, promoção da Copa 2014, participação em feiras até do outro lado do mundo e incremento das ferramentas digitais estavam no cesto de promoção que o Instituto utilizou para seduzir, encantar e trazer o turista estrangeiro ao Brasil.
Na Argentina, principal emissor de turistas ao país, a Embratur participou da FIT 2013 com um estande de 617,5 m², onde reuniu 44 co-expositores que puderem fazer novas relações comercias e apresentar novidades dos destinos e produtos turísticos.
“Os países da América do Sul são mercados prioritários para a promoção turística do Brasil, pois só teremos 10 milhões de turistas estrangeiros quando recebermos 8 milhões de latino-americanos”, afirmou o presidente do Instituto, Flávio Dino.
Também na América do Sul, foi realizada a primeira edição do novo formato do Goal to Brasil. Bogotá, capital colombiana, recebeu a principal ação de promoção da Copa 2014 feita pela Embratur. Com foco nas relações comerciais, o Goal to Brasil Colômbia realizou cerca de 100 encontros com expectativa de geração de negócios de até US$ 1,5 millhão entre o trade brasileiro e colombiano.
As festas juninas foram alvo de divulgação da Embratur na Colômbia. O Goal to Brasil contou com a participação da quadrilha de Tocantins, Cafundó do Brejo, que mostrou aos colombianos toda a graça e a riqueza do festejo típico brasileiro.
Já no Uruguai, a Embratur esteve presente na VTN (Feira Internacional de Viajes, Turismo e Naciones), onde realizou seminários sobre as ferramentas de divulgação do Brasil. Além disso, o Instituto foi premiado, pela organização do evento, na categoria de “Melhor Ação Promocional”.
A Embratur teve importante participação também na 41ª ABAV – Feira de Turismo das Américas – que aconteceu no início de setembro em São Paulo. Além de trazer dezenas de profissionais de onze países para participar da feira, o Instituto aproveitou o espaço para apresentar ao trade as novas estratégias de promoção, ferramentas digitais e políticas de captação de eventos.
Outra importante ação durante a ABAV foi o lançamento do Catálogo Internacional de Parques Temáticos e Atrações Turísticas em parceria com o Sindepat, entidade que representa o sistema integrado de parques. “Em versões em inglês e espanhol, o catálogo cria mais uma oportunidade para novos negócios do segmento turístico brasileiro no exterior”, afirmou na ocasião do lançamento, o presidente Flávio Dino.
Ainda no segmento de ecoturismo, a Embratur participou da 7ª Conferência Mundial de Ecoturismo e Turismo Sustentável que a aconteceu em Nairobi, capital do Quênia, onde promoveu os destinos de ecoturismo e turismo de aventura brasileiros para mais de 500 profissionais do trade internacional que estavam no evento. Em 2014, a 8ª edição da Conferência acontecerá em Bonito (MS) com apoio da Embratur.
Hemisfério Norte
A Embratur também atuou fortemente nos mercados norte-americano, europeus, japonês e russo durante o mês de setembro. Em Moscou, a Embratur liderou uma comitiva que participou da Leisure, umas das mais importante feira de turismo da Rússia. O evento é reconhecido por ser um importante momento de definição de roteiros para os russos fugirem do rigoroso inverno no país. A Rússia é o 6º maior emissor de turistas do mundo e, de acordo com a OMT (Organização Mundial de Turismo), os turistas russos estão em 5º lugar no ranking mundial de gastos no exterior.
Aproveitando a classificação da seleção japonesa para a Copa do Mundo de 2014, os países que compõem o bloco do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela) participaram da JATA Travel Showcase 2013, em Tóquio. A participação conjunta dos países do Mercosul tem como objetivo unir esforços para atrair turistas de países de longas distâncias e que tenham dificuldades de acesso à América do Sul.
Já na Europa, a Embratur realizou roadshows na Alemanha para cerca de 180 profissionais do trade alemão com foco nos segmentos de Ecoturismo, Turismo de Aventura e Cultura. Na França, a participação na tradicional Top Resa, que está na 35ª edição, deu oportunidade para que os estados pudessem apresentar seus principais produtos e destinos turísticos aos franceses no estande da Embratur.
O segmento Luxo teve destaque nos Estados Unidos durante um roadshow para mais de 150 profissionais de Nova Iorque, Chicago e Los Angeles. A estratégia de participação do Instituto foi também apoiar a comercialização dos produtos vinculados aos associados da BLTA (Brazilian Luxury Travel Association), entidade representativa do segmento no Brasil.
Na área de promoção digital, foi lançada uma versão do game Brasil Quest para o Facebook. O jogo promove as 12 cidades-sede da Copa do Mundo e já foi baixado por mais de 15 mil usuários. Os britânicos e norte-americanos representam 65% dos jogadores.
Ainda em setembro, a Embratur encerrou a licitação para as empresas que irão gerenciar os 13 Escritórios Brasileiros de Turismo no Exterior. Os EBTs serão instalados até novembro, na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia. As empresas vencedoras foram a Cunha Vaz Associados e a Promo Inteligência Turística.

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