Turismo movimentará R$ 60 bi no Brasil, diz pesquisa
[Por Panrotas, 13/03/2017]
O Brasil não é mais o mesmo, definitivamente. Para o sócio fundador do Instituto Locomotiva e ex-diretor do Data Popular, Renato Meirelles, essa mudança é benéfica para a indústria, basta a própria estar atenta a investir em um novo público.
Segundo ele, que participa de mais um ano do Fórum PANROTAS, a cadeia produtiva necessita entender que há uma demanda reprimida significativa. Pode até soar incomum, mas o viajante de longa data e mais abastado, de certa forma, não carece de tanta atenção de vendedores de viagens. E para reforçar sua opinião, o pesquisador apresenta números curiosos.
Em tempos de retração econômica, mais de 24 milhões de brasileiros pretendem fazer uma viagem doméstica este ano e 9,4 milhões têm intenção de visitar o Exterior neste mesmo período segundo números do Locomotiva. A indústria de Turismo deve movimentar cerca de R$ 60,3 bilhões nos 12 meses de 2017.
“A demanda latente por serviços é de um ‘cara’ que ainda não viajou de avião, não conhece outro país e não fala idioma. Concentram-se esforços em um sujeito que odeia grupos com guia turístico e tem ojeriza por aquela bandeirinha”, brincou.
A reinvenção, para Meirelles, está em observar o cliente e não mais o mercado. Ainda, lutar contra as inovações tecnológicas não irá acrescentar em nada. “Empresas que praticaram exercício de humildade, de reinventar em tecnologia, e oferecer conteúdo e curadoria vão faturar uma boa parte do mercado”, concluiu.
SOBRE O EVENTO
O Fórum PANROTAS 2017 ocorre entre 13 e 14 de março, no Grand Hyatt São Paulo, e é uma realização da PANROTAS Editora. O evento tem a aliança institucional da CNC Sesc Senac e patrocínio Accor Hotels, Air France-KLM, Bahiatursa, Best Western Hotels & Resorts, Beto Carrero World, Cep Transportes, CVC, Delta Air Lines, Elo, Esferatur, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, GJP Hotels & Resorts, Grand Hyatt São Paulo e Rio de Janeiro, Grupo Trend, GTA – Global Travel Assistance, HRS – Hotel Global Solutions, Localiza, México, Omnibees, R1 Soluções Audiovisuais, Reserve, Rio Galeão, Sabre, Sebrae, Tap Portugal, Tes Cenografia, Vice Versa Interpretação e Visit Orlando.