Ano de Forte expectativa em Eventos
[Por Revista Eventos, 19/01/2017]
Após um período de grave recessão econômica, as agências de turismo que operam eventos em 16 destinos brasileiros esperam uma reação positiva da economia em 2017. Os desafios ainda são imensos, mas a nova diretoria da Eventpool/Brasil que assumiu a Gestão 2016/2018 acredita na recuperação econômica, considerando alguns pressupostos: 1) a queda em janeiro na taxa dos juros para 13% ao ano pode favorecer a retomada dos investimentos e a perspectiva de chegar a um dígito no final de 2017; 2) a inflação em queda, tendo fechado em 6,29% em 2016, abaixo da meta; 3) A inflação para 2017 projetada ao redor de 4,9% e o dólar estável no patamar de R$ 3,22 e R$ 3,30. Nesse cenário, a presidente da entidade, Kassilene Cardadeiro (diretora da H2O Ecoturismo e Eventos/MS) afirma que o uso de ferramentas tecnológicas e parcerias efetivas podem agregar valor na captação de novos eventos para as associadas: “acredito que as agências precisam ter foco e um nicho de mercado bem definido; além disso, os profissionais precisam conhecer a fundo o seu negócio e o seu cliente para fazerem as escolhas mais assertivas”. Na lista dos eventos do Banco de Captação da Eventpool constam até janeiro de 2017 um total de 1347 eventos, sendo 1049 nacionais e 298 regionais.
Segundo a ICCA (International Congress and Convention Association), São Paulo continua sendo o principal destino para eventos nacionais e internacionais. Em 2016, a Embratur confirmou 31 ações de apoio à captação de eventos. Como resultado desse esforço, mais de 26 mil pessoas devem participar de encontros no Brasil até 2025, possibilitando a receita de R$ 193 milhões. Também em 2016, a Embratur apoiou a promoção de 14 eventos. Estes trarão ao País mais de 18 mil estrangeiros até 2019, com a possibilidade de entrada de outros R$ 143 milhões. Segundo o presidente, Vinicius Lummertz, a partir de 2017, a Embratur pretende ampliar esse investimento, apoiando todo o setor do turismo corporativo e de incentivo.
De acordo com a pesquisa Mercado de Eventos no Brasil, cerca de 32% das empresas pretendem elevar o orçamento para 2017, enquanto 38,8% devem manter o mesmo valor e 29% reduzir. Apesar do percentual das companhias que diminuíram o investimento permanecer alto, o diretor da Eventos Expo Editora, Sergio Arantes, ressalta que o resultado é positivo ante ao orçamento de 2016, quando 65,4% dos respondentes afirmam ter reduzido o valor e só 18% decidiram aumentar o gasto. A pesquisa foi feita pela Revista Eventos com 127 empresas, sendo 62% multinacionais.