Turismo de negócios e eventos é destaque no 5º Festival de Turismo de João Pessoa
[Por SEGS, 21/10/2015]
Com 188 expositores, um crescimento no número de estandes em relação ao ano anterior, a quinta edição do Festival de Turismo de João Pessoa, teve sua abertura nesta sexta-feira, dia 16. “Hoje no Brasil se fala muito em crise, uma coisa que vinha causando certo temor para esta nova edição, mas nos surpreendeu ter visto que houve um aumento em torno de 25% em relação ao número de expositores. Outro diferencial é a quantidade de expositores internacionais, que dobrou em relação ao ano passado, operadores de Israel, da Turquia, do Chile, da Argentina e vários outros países, e o crescimento da participação dos agentes de viagem, do número de caravanas de todo o país, eles que são o coração do festival, que sem dúvida está se consolidando como o maior evento de turismo do Norte-Nordeste”, afirma Bruno Mesquita, organizador do festival.
No sábado, dia 17, dentro da programação, aconteceu o II Fórum DJ Hotelaria de Gestão de Viagens Corporativas. Segundo Ferdinando Lucena, diretor do Centro de Convenções de João Pessoa, “o fórum é uma ambiência das viagens de negócios, das viagens corporativas, já que a Paraíba está ampliando espaços para também potencializar este segmento da atividade turística que é tão importante. Nós estamos sempre associando o turismo de eventos e negócios com o turismo de lazer e, para o período de baixa demanda, estamos apostando nas viagens corporativas e de incentivo. Nesta edição do festival, a expectativa é que gire entre três milhões o fluxo nas rodas de negócios efetivadas no espaço e que sirva também como uma grande prateleira comercial para as empresas participantes”.
O evento realizou-se no Centro de Convenções, já em pleno funcionando, e que tem sido visto como um equipamento que pode auxiliar no crescimento do turismo de negócios e eventos no estado. Ruth Avelino, presidente da PBTur, afirma que a Paraíba pode agora captar eventos para os quais antes não tinha estrutura. “Hoje temos aqui três espaços do Centro de Convenções sendo utilizados simultaneamente. Isso mexe com a economia, movimenta a nossa estrutura toda de hotelaria, de geração de mão de obra, em todos os níveis”. Para ela, o festival é principalmente um momento para que os agentes possam conhecer in loco o potencial turístico da Paraíba. “O mais importante para nós neste festival nem é a estratégia que a gente usa dentro, mas, sim, fora dele: poder mostrar para estes profissionais de turismo o que a gente tem, nossas praias, os atrativos turísticos, equipamentos, hotéis, bares e restaurantes”, explica Avelino.
Alexandre Cunha, secretário de turismo do município do Conde, destaca que “é preciso acompanhar o crescimento do turismo na Paraíba, principalmente do turismo de eventos. Em um grande centro, como São Paulo, geralmente você leva mais de uma hora para chegar a um evento em uma estrutura como esta, do Centro de Convenções. Aqui você pode se hospedar em um paraíso, como é a costa do Conde, em que é há uma rede hoteleira que pode atender bem a este visitante, como é o caso do Mussulo, e estar a trinta minutos do evento, pois na região não temos um trânsito intenso”.
A Secretaria de Turismo do Conde, de acordo com Cunha, tem observado a necessidade de gerar mais opções para que se aproveite a vida noturna, criando atrativos para o turista, como o Verão Costa do Conde, previsto para janeiro. “A gente está trazendo isto para a costa do Conde para dar outra visibilidade em termos de eventos e acaba sendo um incentivo para os equipamentos turísticos do local, pois com a aplicação da lei seca, por exemplo, quando temos estes eventos, a tendência é que as pessoas passem a se hospedar mais na região. Por que voltar para João Pessoa, Recife ou cidades mais próximas se posso me hospedar em um bom lugar? Com essas ações, a nossa meta é que o nível de permanência na costa do Conde se eleve”.
Marconi Medeiros, presidente da Fecomércio Paraíba, durante a cerimônia de abertura do festival, homenageou os empresários de turismo que, segundo ele, “são os grandes responsáveis pelo crescimento acelerado do turismo de João Pessoa e da Paraíba”, pois vê “o esforço do empresariado para construir e inaugurar hotéis de muita qualidade, um número imenso de novos restaurantes, montando toda uma infraestrutura no estado”.
O Mussulo Resort é um destes equipamentos que tem investido constantemente em sua reestruturação. Jairo de Oliveira, gerente de vendas, mencionou que em 2016 o empreendimento oferecerá aos hóspedes o seu novo beach club, que será inaugurado no próximo mês de maio, um equipamento ideal para eventos sociais. Com design diferenciado, será um novo espaço na praia de Tabatinga com estrutura para 400 pessoas.
Ainda durante a abertura do festival, o secretário de turismo e desenvolvimento econômico do estado, Laplace Guedes, alertou sobre o bom momento para o turismo nacional: “se nós observarmos a subida do dólar, vamos concluir que o turismo internacional vai ter uma redução e as portas do turismo regional estarão abertas, por isso o trade, receptivos, hotéis, destinos nacionais aqui divulgados podem ter certeza que este veraneio que está se aproximando vai ser o maior mês do turismo brasileiro, exatamente por este fenômeno que ocorre na nossa economia, e que sabemos que é uma travessia”.
Tendo o mercado regional como principal emissor, com bons resultados de ocupação este ano, acima da média do mercado, o Mussulo está preparado também compete com os demais destinos nacionais, com novidades tarifárias e ações diversificadas para os pacotes de fim de ano e verão. Jairo de Oliveira comenta a temática da festa de réveillon do resort, Piratas do Mussulo, com apresentações musicais, entretenimento na área de lazer, jogos aquáticos e várias atividades para as crianças, inclusive teatrais. Já na alta temporada, o setor de entretenimento do resort trabalhará com brincadeiras de rua. “Teremos pipa, pião, amarelinha, elástico, brincadeiras que os pais conhecem, que remetem ao passado, mas têm a função de trazer um lado lúdico e tirar um pouco as crianças dos games.