Embratur vai criar comitê para estimular captação de eventos para o Brasil
[Por Embratur, 14/10/2015]
Depois de se reunir com os responsáveis pela organização da IMEX, tradicional feira de turismo de negócios que acontece nos Estados Unidos, o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, anunciou nesta terça-feira (13) em Las Vegas (EUA), que o Instituto estará a frente de um comitê formado principalmente por representantes da iniciativa privada (entidades e empresas) que trabalham nesse segmento para impulsionar e realinhar as ferramentas de promoção para captar cada vez mais eventos para o Brasil.
A Embratur participa da IMEX há 15 anos. A feira espera receber cerca de 11 mil pessoas entre visitantes e representantes do segmento MICE (Meetings, Incentives, Congress & Events). Em conversas com o presidente da entidade que organiza o evento. Roy Bloom, bem como com a executiva da feira, Heater Gough, Lummertz destacou que a concorrência entre as entidades de turismo dos países è muito grande, e que é preciso ficar atento às mudanças de abordagem porque os grandes eventos de negócios estão se tornando um mercado cada vez mais atrativo.
“Sabemos que o evento de negócios é hoje um filão muito importante, porque o turista de empresas e segmentos movimenta mais recursos que o de família. Os demais países têm trabalhado com uma grande integração entre a promoção pública e a iniciativa privada. Precisamos ajustar isso, para que nossas ferramentas (sites, utilização de redes sociais, participação em feiras, workshops) acompanhem essa evolução. A formação desse comitê me parece adequado nesse momento”, resumiu o presidente da Embratur, que depois de visitar a IMEX, seguiu roteiro nos Estados Unidos onde estará, a partir dessa quinta-feira, cumprindo agenda de atendimento a veíulos de comunicação norte-americanos.
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) levou 32 coexpositores para a 5ª edição da IMEX América, que acontecerá de hoje (13) até quinta (15). Durante a Feira será realizado pela segunda vez, a primeira tendo sido em maio na IMEX Frankfurt (Alemanha), os Group Appointments (agendamentos em grupo), momento em os destinos presentes no estande da Embratur farão apresentação sobre suas infraestruturas para receber eventos e seus atrativos. As apresentações serão assistidas por 15 Hosted Buyers (compradores), estrangeiros, indicados pela organização da IMEX e que manifestaram interesse em conhecer mais sobre o Brasil. No total, serão nove apresentações, ao longo dos três dias.
Outra novidade desta edição será a realização da IMEX Run, uma corrida pelas ruas de cidade Las Vegas. A minimaratona contará com a participação de mais de 300 participantes. Realizada em parceria com a Prefeitura do Rio de janeiro, da Rio Convention & Visitors Bureau e pela Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (RIOTUR), a corrida, marcada para o segundo dia do evento, tem como objetivo promover o destino Rio de Janeiro, que sediará os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016.
Segmento MICE
O Brasil tem obtido posição de relevância na realização de eventos internacionais associativos, com colocação entre os 10 primeiros países no mundo que mais sediam esses eventos com rotatividade internacional, sendo o único da América Latina nessa condição, segundo a ICCA. No mais recente ranking, de 2014, o Brasil possui 291 eventos internacionais distribuídos entre 61 cidades brasileiras.
De acordo com pesquisa de perfil e impacto econômico do turista internacional de eventos, realizada pela Embratur/FGV em 2014, junto a visitantes internacionais que participavam de eventos internacionais no Brasil, identificou-se que o turista desse segmento apresenta um gasto médio diário de U$$ 329,39, uma estimativa maior que a do turista de lazer, que é de aproximadamente, US$ 73,77, segundo informações do Portal Brasil, do Ministério do Turismo.