Aeroportos de SP, RJ, MG, e DF vão atender demanda das Olimpíadas
[Por Mercado e Eventos, 11/09/2015]
Conforme decisão foi publicada nesta quinta-feira, dia 10, no Diário Oficial da União, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) declarou coordenados os aeroportos de Congonhas, Viracopos e Guarulhos (todos em SP), Santos Dumont e Galeão (ambos no RJ), Pampulha e Confins (ambos em MG) e Brasília para atender a demanda para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Entre outras medidas, a coordenação prevê a distribuição de slots (horários de pousos de decolagens) entre esses terminais.
Durante o período de coordenação, os serviços de transporte aéreo deverão solicitar os slots à agência reguladora. De acordo com a Anac, a maioria dos aeroportos coordenados devem cumprir meta de eficiência de regularidade de 80% e de pontualidade de 75%.
A Anac informou que os aeroportos de Brasília, Congonhas e Galeão foram coordenados por causa da limitação de capacidade devido à expectativa de aumento de demanda com a Olimpíada. Já o motivo da coordenação de Confins também inclui a escassez de infraestrutura nos horários de maior demanda decorrentes de reservas e ineficiências na alocação de voo
Em Guarulhos “há graves limitações de capacidade ao ponto de restringir o acesso, decorrentes de alta demanda e reserva de slots, sem a possibilidade de solução do problema no curto prazo”, diz a agência. Na Pampulha, há limitações do terminal de passageiros e nos movimentos de aeronaves decorrentes dos níveis de segurança e ruído.