Maratona do Rio incrementa ocupação nos hotéis da zona sul

[Por BRASILTURIS JORNAL , 24/07/2015]
A 12ª edição da Maratona Caixa da cidade do Rio de Janeiro está movimentando a hotelaria nos bairros da zona sul. Segundo pesquisa divulgada pela Associação de Hotéis do Rio (ABIH-RJ), os hotéis já registram 71,77% de taxa de ocupação para o período de 24 a 26 deste mês. E alguns empreendimentos registram um incremento de até 50%.
A maior procura está nos bairros de Copacabana/Leme, Ipanema/Leblon e Flamengo/Botafogo que registraram as maiores taxas, com 85,67%, 81,63% e 80,83%, respectivamente. Alguns hotéis destes bairros apresentaram um aumento de hóspedes entre 15% e 50%.
Já os hotéis três e quatro estrelas de Copacabana e Leme apontam as taxas mais altas da pesquisa, com 88,07%, seguidos pelos cinco estrelas da mesma região, que confirmam 77,87%, índice acima da média histórica no mesmo período.
O presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes, reconhece o quanto é importante a cidade investir em um calendário ativo e movimentado.“Para as empresas focadas no receptivo turístico é essencial um grande número de eventos fixos que assegurem um movimento constante de visitantes na cidade. Com a ampliação da oferta hoteleira, que praticamente dobrou nos últimos anos, é fundamental captar eventos esportivos, corporativos e culturais, gerando o interesse dos viajantes de negócios e dos grupos de lazer, além dos turistas individuais pelo Rio de Janeiro”, comentou o dirigente hoteleiro.
Segundo a gerente de vendas do Hotel Ipanema Plaza, Erika Barreto, em função da Maratona do Rio o hotel estará lotado neste fim de semana, com hóspedes oriundos de vários países, como Suriname, Reino Unido e Polônia, sendo a maior parcela de brasileiros, representando equipes patrocinadas. “Em época de baixa temporada, um evento como a Maratona só tem a fortalecer a hotelaria, que depende também dessas promoções para incrementar a ocupação”, declarou Erika.
A Maratona do Rio acontece neste domingo, dia 26, e reunirá cerca de 26 mil corredores, que participarão de provas nas distâncias de 6Km, 21Km e 42Km. A largada será na Praça do Pontal do Tim Maia, no Recreio dos Bandeirantes e, a chegada, no Aterro do Flamengo.