Jogos Olímpicos são oportunidade para divulgar o Brasil como destino
[Por BRASILTURIS JORNAL , 21/07/2015]
O secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Júnior Coimbra, esteve ontem, dia 20, no Rio de Janeiro em encontro com representantes da Autoridade Pública Olímpica (APO) para conhecer ações do órgão para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016, entre elas, o modelo de governança, as medidas para monitorar e acompanhar a evolução dos serviços e as obras de infraestrutura.
Coimbra também reuniu-se com o subsecretário municipal de Turismo do Rio de Janeiro, Philipe Campello, para conhecer projetos administrados pela prefeitura e estimular parcerias com o Governo Federal. A visita incluiu uma passagem pelo local onde será levantado o Boulevard Olímpico, um espaço que vai transmitir ao vivo as principais modalidades esportivas. Outro espaço, ainda sem sede, vai oferecer experiências para vivenciar o turismo brasileiro, a cultura, o esporte, a gastronomia, a tecnologia e os negócios do País.
“O objetivo desse encontro foi concretizar o alinhamento dos governos federal, estadual e municipal para que o Brasil faça um evento para ficar na história dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos”, disse o secretário. Para facilitar a entrada de turistas estrangeiros durante a Olimpíada, o Ministério do Turismo defende medidas de flexibilização, facilitação e obtenção de entrada no País sem visto. Na semana passada, Coimbra esteve em audiência pública na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados para debater o assunto.
Em agosto, o Ministério do Turismo vai organizar um encontro com governadores, prefeitos e gestores municipais dos principais destinos turísticos brasileiros. Durante a reunião será discutida a estratégia de nacionalização da Olimpíada e medidas para ampliar os ganhos do evento para o maior número possível de cidades brasileiras. “Queremos dar nossa contribuição para que o Brasil faça um receptivo extraordinário, e deixe legados. Que o turista venha e conheça outros destinos além do Rio, nossa culinária e nossa diversidade”, afirmou Coimbra.