Foz do Iguaçu será sede da Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia
[Por H2FOZ, 07/07/2015]
Foz do Iguaçu irá receber especialistas de todo o Brasil para debater os avanços do trato e criação de animais como fonte alimentar e outras finalidades. A 54ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia – SBZ, é o mais recente evento captado para a cidade com apoio e a participação do Iguassu Convention & Visitors Bureau – ICVB.
Previsto para julho de 2017, o evento deverá reunir 2000 pessoas. Sem local definido, o evento foi confirmado para Destino Iguaçu através de uma parceria que envolveu o Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Paraná de Curitiba – UFPR, Ekipe de Eventos e ICVB. Em 2014, os Professores Patrick Schmidt e Maity Zopollatto, da UFPR, conquistaram o direito de sediar a 54º edição do evento. Já em 2015, o representante da Ekipe de Eventos, Rivadário Costa Rosa, manifestou ao ICVB a intenção trazer a SBZ para Foz do Iguaçu.
E se a atração de um evento para uma cidade pode ser considerada uma espécie de “namoro”, esse pode ser considerado um bom exemplo. Em abril, após alguns contatos, os coordenadores de Eventos do ICVB, Patricia Marafigo e Alexandre Jung, estiveram em Curitiba, para apresentar uma prévia de Foz do Iguaçu como futura sede. Com as informações de infraestrutura, estimativa de custo e as vantagens de se optar pelo destino como sede deste evento, os organizadores foram convidados a conhecer in loco todo esse potencial.
Deu resultado. No início de junho, após muitas conversas e planejamento, os organizadores optaram por Foz do Iguaçu. Segundo o Prof. Schmidt a decisão obteve apoio unânime da diretoria da entidade e com uma avaliação positiva de público. O comitê organizador espera receber cerca de 2000 participantes no evento.
Na avaliação de Alexandre Jung, a atração do SBZ é resultado do constante empenho do departamento de eventos do ICVB em atender e apoiar os organizadores, entidades e sociedades. “Com apoio dos mantenedores associados, pudemos apresentar a cidade e sua infraestrutura de eventos e turística. Proporcionar essa experiência aos organizadores auxiliou em muito na decisão. O Destino Iguaçu é apaixonante e, além disto, oferece vantagens irresistíveis, para organizadores e congressistas”.
Patricia Marafigo destaca a atuação em parceira com a Ekipe de Eventos na captação do evento para a cidade. “A parceria com a Ekipe de Eventos, aliada com a qualidade no atendimento prestado pelos mantenedores durante as visitas de inspeção foram primordiais para a escolha do destino. Esse trabalho se mostra positivo e novamente irá beneficiar toda a cadeia produtiva do turismo local”.
Já em promoção da edição iguaçuense da reunião anual da SBZ, o Prof. Schmidt participa ainda nesse mês (julho) da Reunião que acontece em Belo Horizonte/MG. Confirmado o número esperado de participantes, a 54ª Reunião Anual da SBZ deve movimentar na região trinacional aproximadamente R$3.224.000,00 – estimativa que segue os dados do II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil – 2013 -, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Brasil em parceira com o Sebrae no Observatório do Turismo, onde são considerados os gastos com alimentação, hospedagem, transporte entre outros.