Turismo religioso movimenta a economia de diversas regiões do Brasil

[Por Jornal de Turismo, 03/04/2015]
Pagar promessas, fazer pedidos e orações especiais ou mesmo conhecer santuários, igrejas, locais de devoção. As viagens motivadas pela fé aquecem a economia de diversos destinos religiosos em todo o Brasil. O destino mais procurado é Aparecida, no interior de São Paulo, que recebe anualmente cerca de 12 milhões de turistas.
A importância do turismo religioso em Aparecida é tão grande que a própria cidade se desenvolveu por causa da história da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, encontrada por pescadores no Rio Paraíba do Sul, em 1917. Os primeiros moradores da localidade, que pertencia à cidade de Guaratinguetá, construíram uma capela para a imagem em 1745 e, com o grande fluxo de fiéis e o desenvolvimento local, Aparecida se desmembrou e passou a ser uma cidade em 1928. Atualmente, a Basílica de Nossa Senhora Aparecida é o maior centro de peregrinação religiosa da América Latina. O complexo turístico formado no local inclui ainda o Porto Itaguaçu, local onde a imagem foi encontrada, o Seminário Missionário Bom Jesus, o Morro do Cruzeiro com esculturas da Via Sacra e a Igreja São Benedito.
A estrutura para receber os turistas é tão bem preparada que o Santuário possui até mesmo um hotel próprio, o Hotel Rainha do Brasil. A coordenadora de Marketing do hotel, Patrícia Garcia, conta que há grande movimentação de fiéis durante o ano todo. “Temos observado uma mudança no comportamento do viajante, que tem ficado mais dias na cidade, prolongando sua visita”, afirma.
O Ministério do Turismo aponta que as viagens religiosas estão em alta, gerando empregos e movimentando a economia, já que os viajantes injetam recursos nas localidades, com seus gastos com hospedagem, alimentação, compra de produtos religiosos e artesanais, entre outros. Todos os anos, milhões de peregrinos visitam locais de devoção no Brasil. Além de Aparecida, o país tem dezenas de destinos religiosos, como o Santuário da Beata Irmã Dulce dos Pobres, em Salvador/BA, a cidade de Juazeiro do Norte/CE, com as referências a Padre Cícero, O Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade/GO, o Santuário de Santa Paulina em Nova Trento/SC, as cidades histórias de Minas Gerais, as festas de São João no Nordeste do país e tantos outros.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *