Confederação Brasileira de C&VBs realiza Congresso em SP
[Por Mercado e Eventos 01,04/2015]
A Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux promoveu nesta segunda-feira (30) e terça-feira (31) o 7º Congresso Brasileiro de Convention & Visitors Bureaux. O encontro aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e contou com a participação de gestores de C&VBx de todo o país e exterior e autoridades.
A abertura do Congresso foi realizada pelo ministro do Turismo, Vinicius Lages, que parabenizou a Confederação pela iniciativa, ressaltando “que é fundamental contar com as forças que lideram o Turismo Nacional e que eventos como esse criam a aliança necessária para a captação de eventos e promoção dos estados e municípios”, finalizou.
O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, também presente no início da cerimônia lembrou que o Estado é um grande parceiro dessa iniciativa. “A secretaria de Turismo está de portas abertas para ouvir e discutir com os C&VBx interesses em comum em busca de resultados para o desenvolvimento da economia, dos negócios e geração de empregos”, observou.
A mesa de abertura teve ainda a participação de Alex Manente, deputado federal e presidente da comissão de turismo na Câmara dos Deputados, que destacou que já existe uma moção de apoio ao setor aprovada no Congresso Nacional. “O Turismo é o vetor da economia nacional. Vamos potencializá-lo nas suas diversas atividades para trazer renda e emprego e fazer com que o dinheiro circule no País”.
A deputada estadual Célia Leão lembrou o compromisso do governo com os municípios. “Temos que fazer as coisas acontecerem dentro do Poder Executivo. O Turismo é negócio e gera arrecadação aos estados e municípios. Tem que ser tratado com seriedade”.
Marco Lomanto, diretor de Produtos e Destinos da Embratur, enfatizou a parceria histórica e a atuação da Confederação Brasileira. “É uma iniciativa de grande relevância para o Turismo, sobretudo, para o segmento de negócios e incentivos, atendendo ao crescente destaque que o Brasil vem alcançando enquanto destino e sede de grandes eventos”.
Durante o evento, importantes temas para o setor de turismo foram objeto de debates pelos participantes como a captação de eventos internacionais, o mercado latino-americano, o uso de tecnologias para qualificação e profissionalização do turismo no Brasil e a sustentabilidade do setor.
Para isso, a Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, de olho nas tendências do mercado, selou parcerias com diversas empresas que oferecem tecnologia e ferramentas para potencializar as ações de captação. A Consultoria Petrocchi, Avante Brasil, Zadig Consulting e Restaurant Week são algumas das empresas escolhidas para otimizar as atuações.
Segundo Mário Petrocchi, diretor da Petrocchi Consultoria, especializada em planejamento e gestão em turismo, o setor é carente de ações coordenadas e estratégicas. “Temos que solucionar gargalos, compartilhar experiências e potencializar a capacidade de gestão”.
Para Carlos Henrique Vasconcelos, diretor Administrativo da Avante Brasil Tecnologias Educacionais, que trabalha com soluções para a área de educação, “a parceria entre a rede de C&VB gera oportunidades para todos os envolvidos, pois amplia o conjunto de benefícios dos quais os mantenedores podem dispor”.
Anne-Marie, sócia-diretora da Zadig Consulting e representante no Brasil da ReservIT, empresa francesa de reservas online, acredita que “agregar tecnologia como o motor de reservas é a única maneira de se manter independente, eliminar custos e aumentar a competitividade”.
Fernando Reis Junior, do Restaurant Week, lembra que eventos de gastronomia “mexem com uma cadeia de negócios, o destino, a gastronomia e a rede hoteleira, fomentando o desenvolvimento desses setores”.
O presidente da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, Márcio Santiago de Oliveira, destacou que os projetos visam alavancar os C&VBx e impactar na econômica do país. “O fechamento de contratos de promoção, qualificação e gestão, demonstrou que a entidade se consolida na liderança no Marketing de Destinos. O evento alcançou todos os seus objetivos com a presença de vários C&VBx e das mais altas autoridades do turismo nacional”, comemora.