Seminário Prêmio Caio incentiva prática em Eventos
[Revista Eventos, 27/01/2015]
O Seminário Prêmio Caio, que revelou as estratégias dos trabalhos premiados da indústria de eventos em 2014, contou com a presença de cerca de 150 estudantes universitários de cursos de Comunicação, Eventos e Turismo, não só para acompanhar as tendências do setor, mas também com a oportunidade de atuarem como voluntários, como atividade prática.
O evento proporcionou contato dos estudantes com profissionais renomados e aprendizado com cases de sucesso de diversas áreas de atuação do setor de eventos.Duas instituições, em especial, incentivaram e encaminharam alunos para o encontro, que reuniu 50 palestrantes e cerca de 300 participantes no final de 2014: Senac e Universidade Anhanguera.
“Com a participação no evento, a turma do curso de Capacitação em Recepcionista de Eventos pode observar as atividades desenvolvidas pelos profissionais de recepção e atendimento, como no balcão de credenciamento, informações ao público, acesso e controle de presença nas salas de palestra, entre outras.
Além disso, a oportunidade desperta novos interesses pela área e possibilidades de atuação, colabora para conquista de novos conhecimentos, ajuda com possíveis contatos networking etc”, afirma Luciane Nakamura, Docente da área de Eventos do Senac Taboão da Serra.Para ela, “permitir o acesso de maneira gratuita aos estudantes da área e futuros profissionais incentiva e colabora para o melhor preparo desse aluno no mercado de trabalho e consequentemente, com o desenvolvimento do setor”.
A iniciativa foi aprovada pela aluna do curso de Tecnologia em Eventos do Senac, Mariana Matos. “Minha participação no Seminário Prêmio Caio agregou muito ao meu currículo, uma vez que atuei como Mestre de Cerimônias, e esta experiência me proporcionou mais segurança na área em que atuo, visibilidade, respeito e conhecimento”.
“A Indústria Brasileira de Eventos está em expansão e eventos como o Prêmio Caio possibilitam visibilidade, agregam valor à área e, com os estudos dos cases, compartilham conhecimento e networking”, complementa.
Opinião compartilhada por Bruna Oliveira, aluna do curso de Turismo da Universidade Anhanguera. “A participação no Seminário Prêmio Caio 2014 contribuiu muito para a minha formação, pois dentro do curso de Turismo também temos Eventos, e até então não havia participado de nenhum outro evento feito completamente fora da Universidade. Foi importante porque pude praticar o que venho aprendendo em sala de aula”, afirma.
Além das estratégias dos cases vencedores da 15ª edição do Prêmio Caio, a maior premiação da indústria de eventos e turismo do Brasil, o Seminário Prêmio Caio, que antecedeu a cerimônia de premiação, também divulgou a análise de 20 especialistas em eventos sobre 20 destinos brasileiros, como resultado do Projeto Destinos para Eventos Brasileiros – 2014.
O setor de Eventos e Turismo movimentou R$ 652,9 bilhões em 2013, representando 13,5% do PIB brasileiro. O segmento Eventos, conforme o II Dimensionamento da Indústria de Eventos, movimentou R$ 209,2 bilhões (4,32% do PIB) e o segmento Turismo, segundo o Conselho Mundial de Turismo (WTTC) teve uma receita total de R$ 443,7 bilhões (9,16% do PIB). No Brasil, Eventos e Turismo representa mais de 11,4 milhões de empregos diretos, terceirizados e indiretos, sendo 7,5 milhões no segmento Eventos. Foram contabilizados 590 mil eventos no país no ano passado, sendo cerca de 300.000 na cidade de São Paulo. Segundo a International Congress and Convention Association (ICCA), os ingressos do Turismo de Eventos e Congressos superam US$ 1 trilhão e movimentam 160 milhões de participantes no mundo.
Juntos, o setores de Eventos e Turismo, representam mais de 11,4 milhões de empregos. Segundo a ICCA – International Congress and Convention Association, os ingressos do Turismo de Eventos e Congressos superam US$ 1 trilhão e movimentam cerca de 160 milhões de participantes. Somente na cidade de São Paulo, são realizados 300 mil eventos por ano, entre reuniões, eventos socioculturais, convenções, congressos, exposições, feiras comerciais e eventos esportivos.
Prêmio Caio
O Prêmio Caio foi criado em 1999, com o objetivo de incentivar, reconhecer e valorizar o trabalho de empresas e profissionais da Indústria Brasileira de Eventos, proporcionando reconhecimento em seu segmento e na mídia. Realizada pela Eventos Expo Editora, é a única premiação do setor no Brasil. A origem do nome é uma homenagem a Caio de Alcantara Machado, profissional pioneiro na área de eventos e feiras de negócios, criativo e bem-sucedido no lançamento de novos produtos, promoção e organização de eventos. Mais detalhes: www.premiocaio.com.br