Projeto “Caminhos do Dom” marca início de estruturação do Turismo Religioso em Pernambuco
O projeto “Caminhos do Dom” é o primeiro a sair do papel desde a criação da Câmara do Turismo Religioso de Pernambuco
Cerca de um ano após o Conselho Estadual de Turismo de Pernambuco (Contur-PE) aprovar a criação da Câmara Especial de Turismo Religioso, o grupo conseguiu tirar do papel seu primeiro projeto.
Já na época de criação da Câmara, um dos principais focos foram ações vinculadas com Dom Helder Câmara. Defensor dos direitos humanos, o antigo Arcebispo de Recife e Olinda tem seu processo de canonização em trâmite no Vaticano.
Dentre os envolvidos por incentivar o fomento do turismo religioso no estado está a seccional pernambucana da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC-PE).
Segundo a vice-presidente de relações institucionais da ABEOC-PE e conselheira nacional do grupo, Tatiana Marques, a associação propôs por 10 anos o projeto, mas apenas em 2024 conseguiu dar o primeiro passo para implementar.
O grupo que participa do Conselho de Turismo do Estado de Pernambuco e do Recife cita que a ação ganhou mais força a partir da inserção da Igreja das Fronteiras no Programa Recife Sagrado. A Igreja em questão é anexa à casa de Dom Helder. Uma pequena curiosidade: como repórter de Economia na época, em um plantão, o jornalista Jamildo Melo foi o primeiro profissional da imprensa a noticiar a triste notícia, depois de ir na Igreja das Fronteiras e confirmar o óbito.
A ideia é de que, além de promover a economia turística, as ações vinculadas com a Câmara Especial de Turismo Religioso coloquem Pernambuco como referência no turismo religioso internacional.
Projeto Caminhos do Dom
O projeto “Caminhos do Dom” prevê homenagear o legado de Dom Helder Câmara a partir da instalação de placas de sinalização em áreas onde o arcebispo de Recife e Olinda viveu e atuou.
Nessas placas, há QR Codes com informações sobre a vida e obra de Dom Helder, além da Rota da Fé em Pernambuco. Ao todo serão 10 placas, que terminarão de ser instaladas até o fim de 2024.
Alguns dos locais que com placas são:
Instituto Helder Câmara
Casa de Frei Francisco
Praça Padre Henrique (Monumento Tortura Nunca Mais)
O projeto encabeçado pela Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur-PE), tem parceria da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e do Instituto Dom Helder Câmara.
Fonte: Jamildo.com