A hora e a vez do turismo de negócios
[O Diário, 14/01/2015]
Sete em cada dez pessoas que fazem check-in em hotéis de Maringá estão na cidade a trabalho – a média é uma projeção do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau feita com meios de hospedagem filiados.
A notícia é boa para o setor, já que o turismo de negócios continua em expansão. Em 2013, ele foi o segmento turístico que mais aumentou o seu faturamento em comparação com o ano anterior 8,8%, segundo edição da Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo, realizada pela Fundação Getúlio Vargas.
Os hóspedes são, na maioria das vezes, representantes comerciais, empresários e profissionais liberais, que elevam a taxa de ocupação dos hotéis nos dias úteis da semana e a partir de sexta-feira iniciam o check-out.
“Os homens de meia idade ainda são os que mais procuram os nossos serviços, mas, o número de mulheres aumentou bastante”, afirma a diretora administrativa do Maringá Convention Bureau e proprietária do Hotel Astória, Sibele Sola, que ressalta, ainda, a preocupação em melhor atender o turista de negócios.
“Atualizamos nossos colaboradores com cursos e palestras. Além disso, um aspecto muito importante é oferecer um bom serviço de internet”, completa. Conquistar o hóspede que está em Maringá a trabalho através de serviços diferenciados também é especialidade do Golden Ingá Suíte Hotel.
De acordo com Sueli Toschico Yrie, que é gerente do empreendimento e diretora financeira do Maringá Convention Bureau, o investimento compensa.
“Mantemos nosso quadro de funcionários treinados, apartamentos confortáveis e com uma ótima higiene e disponibilizamos um maravilhoso café da manhã. Trata-se de um público importante, que mantém a hotelaria local e se torna um cliente fiel quando satisfeito”, menciona.
Passageiros corporativos
Outra prova da expressão do turismo de negócios para Maringá está no perfil dos que desembarcam no Aeroporto Regional de Maringá Silvio Name Júnior. Pesquisa de mercado realizada pela Unicesumar Empresarial aponta que mais de 38% chegam à cidade motivados por encontros corporativos e empresariais.
Para obter este resultado foram avaliados 1.248 questionários preenchidos por passageiros do Aeroporto de Maringá de 19 a 22 de novembro de 2013 das 5h às 10h30 e das 14h30 às 23 h.
Dos passageiros que desceram em Maringá no período analisado pelos pesquisadores, 21% eram de São Paulo, 19,2% de Curitiba e 14,1 do Mato Grosso.