Turismo brasileiro terá Plano Nacional de Estatísticas
[MTur, 28/11/2014]
Objetivo é fortalecer e alinhar os dados às recomendações da Organização Mundial do Turismo e padronizar informações que poderão ser utilizadas da mesma forma por todos entes federativos e harmonizado com os sistemas dos países do Mercosul
As experiências vivenciadas por estados e municípios que implantaram observatórios de turismo e o planejamento do Ministério do Turismo para a área de estudos e pesquisas, com implementação do Plano Nacional Estratégico de Estatísticas de Turismo, foram objeto de discussão no 1º Encontro Nacional de Observatórios de Turismo, realizado em Maceió. O tema é uma das prioridades do MTur para este novo ciclo do turismo brasileiro focado no aumento da competitividade, na inovação e na sustentabilidade.
Durante o evento, o diretor de Estudos e Pesquisas do ministério, José Francisco de Salles Lopes apresentou as linhas gerais do Plano Nacional Estratégico de Estatísticas de Turismo, que será desenvolvido com a participação dos estados e municípios. O plano representa uma renovação das operações estatísticas do país que serão alinhadas às recomendações da Organização Mundial de Turismo (OMT). Além disso, contribuirá com os esforços para garantir a harmonização entre os sistemas dos países do Mercosul.
“Precisamos avançar na construção de dados sobre a economia do turismo e promover a harmonização do sistema nos vários níveis da administração pública. Só assim, o turismo terá um lugar ao sol na economia do país”, disse o ministro do Turismo, Vinicius Lages.
A implementação do plano está prevista para os próximos cinco anos. Para a disseminação e compartilhamento das novas diretrizes serão realizados dois seminários no primeiro semestre de 2015. O plano tem como objetivo o fortalecimento do sistema nacional de informação e estatísticas e poderá servir de orientação para a construção de novos observatórios de turismo e para a renovação dos já existentes.
O encontro de observatórios, promovido pelo MTur na última quinta-feira (27), contribui para o processo de mobilização dos entes federativos. Na reunião, representantes do Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Rio de Janeiro e da cidade de São Paulo mostraram como os observatórios têm contribuído para ampliar o conhecimento sobre o visitante e o impacto do turismo nas economias locais.
Uma experiência inovadora foi apresentada pela vice-diretora de Desenvolvimento Sustentável do Turismo da Organização Mundial do Turismo (OMT), Virginia Gutierrez, que falou sobre o Observatório de Turismo Sustentável, desenvolvido pela entidade. O foco é a pesquisa como ferramenta para garantir sustentabilidade no uso de recursos naturais nos destinos turísticos.
Clique aqui para ouvir comentário em que o ministro Vinicius Lages explica a importância da padronização de dados sobre turismo.