Festuris abre com 2 mil marcas e 65 destinos internacionais
[Por Mercado e Eventos, 06/11/2014]
A solenidade de abertura, esta noite, da 27ª edição do Festuris, no Palácio dos Festivais, em Gramado, marca também a realização do maior evento já realizado ao longo dos 27 anos do Festival. Segundo Eduardo Zorzanello, um dos coordenadores, entre os destinos internacionais participantes estão Toronto, no Canadá e Cuba, que participam pela primeira vez. “É uma mostra clara do processo de internacionalização do Festuris”, esclarece. O evento também ocupa este ano um espaço maior no Sierra Park totalizando 19 mil metros quadrados onde estarão distribuídos os 400 estandes, 600 expositores com mais de duas mil marcas.
Mas além dos nove salões temáticos, incluindo o dos Parques, que estreia nesta edição, a grande novidade é a Rodada de Negócios do Buyers Club, com sua nova modelagem de encontros agendados entre buyers e supplers. Estão confirmados participantes dos Estados Unidos, Itália e países da América do Sul como Peru, Paraguai e Argentina. O interesse demonstrado pela Rodada de Negócios que tem o apoio do Sebrae ficou comprovado nos pré-agendamentos que já superam a marca de 600 reuniões entre buyers e supplyers. O foco da nova ferramenta, batizada com o nome de Clube de Compradores, visa potencializar o fluxo de negócios gerados durante o evento, aproximando profissionais do trade e expositores, que poderão fazer um planejamento de reuniões dentro da feira com antecedência. A ideia é criar o hábito do agendamento fomentando essa cultura, pois isso facilita e agiliza as reuniões de negócios.
Marta Rossi, idealizadora do evento, destaca dois pontos fundamentais que a seu ver definem bem o foco do evento. “Temos sempre colocado a qualidade em primeiro plano e o foco nos negócios. Esses têm sido dois pilares para o sucesso do evento que já faz parte do calendário nacional. É um evento também para abrir oportunidade para segmentos como o do turismo especial e agora, este ano, o dos parques temáticos”, ressalta.
Aplicativos- Com o objetivo de incentivar a inovação tecnológica no turismo, o Festuris, em parceria com a Into Digital, desenvolveu um aplicativo. A nova ferramenta facilitará a interação dos participantes com o evento, além de promover os expositores e atribuir tecnologia a todos os envolvidos. A ferramenta possibilita conhecer os expositores, localizar um expositor específico e ter acesso aos principais contatos. Ao abrir o mapa é possível localizar os stands e principais acessos da feira e fazer anotações sem sair do aplicativo. O aplicativo tem integração com o Facebook. Nesta funcionalidade os usuários poderão avaliar a sua experiência com o Festuris 2014. O aplicativo é compatível com os sistemas IOS e Android.
Amigos de Gramado – A presidente da Abeoc, Anita Pires, bem como Afonso Louro, da Visual, e Nilde Brun, presidente da Fundtur-MS, estão na relação dos nomes que no dia 6 de novembro receberão o troféu “Amigos de Gramado”, durante a solenidade oficial de abertura do Festuris. Fazem parte ainda da relação nomes como Jaqueline Rodrigues, Jarbas Cunha, Maria Amélia Righi (Meméia), Ricardo Fernandes, Ricardo Hümmel, Ronald Spieker, Salvatore Costanzo e Maria Esther Suarez. Este ano não haverá festa após a abertura na Sociedade Gramadense, como aconteceu nas últimas 26 edições.
Novo Salão – Com 20 atrações confirmadas, o Salão de Parques Temáticos e Entretenimento é a grande novidade do Festuris. Estão confirmados expositores como Bustour, Minimundo, Dreams Entertainment, Alpen Park, Wet’n Wild, Beto Carrero World, Epopeia Italiana (Maria Fumaça), Prefeitura de Caxias do Sul, Rota Paleontológica, Oktoberfest de Igrejinha, Centro Espiritual Neusa Cury e Chocolateria Gramado.