Agenda: veja quais são os próximos eventos do Turismo

[Por Mercado e Eventos, 12/09/2014]
Embratur terá 22 empresas e instituições no cooperado da Top Resa
A Embratur confirmou que o seu cooperado da International French Travel Market – IFTM Top Resa, que acontece em Paris entre os dias 23 e 26 deste mês, no horário das 9h30 às 19h, será composto por 22 empresas e instituições. Em sua 36ª edição, a feira é considerada um ponto de encontro para profissionais de turismo e tem como objetivo atuar como ferramenta de estabelecimento de linhas de trabalho, estratégias e alianças que contribuam para o desenvolvimento e fortalecimento da atividade turística. A IFTM Top Resa reúne, numa única plataforma, ações comerciais e de marketing que, combinadas entre si, resultam numa relação custo/benefício ao expositor, que tem acesso rápido e direto aos seus clientes. Em 2013, 87,5% dos visitantes eram franceses e 13% estrangeiros, representando 152 nacionalidades diferentes.
Segundo relatório do MTur, a França é o quarto maior emissor de turistas do mundo com um volume de viagens internacionais superior a 32 milhões de turistas internacionais, que gastaram no ano passado US$ 37,2 bilhões no exterior. A França é o oitavo principal mercado emissor de turistas para o Brasil e o terceiro entre os países do continente europeu, somando 224.078 visitantes em 2013. Para essa edição estão confirmados os estados da Bahia, Ceará, Foz, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Rio de Janeiro. O MERCADO & EVENTOS estará presente com uma edição especial e com cobertura online – com fotos e novidades – que serão divulgadas na edição impressa de outubro do M&E.
Festuris já tem comercializado 85% e destaca reuniões do Buyers Club
O Festival do Turismo de Gramado será realizado de 6 a 9 de novembro com algumas inovações A empresária e diretora da feira, Marta Rossi, ressaltou que o Festuris já contabiliza 85% dos espaços comercializados e que a nova área temática de Parques será a grande atração do evento este ano. “A Copa nos prejudicou, mas o mercado nacional reaqueceu e nós praticamente estamos com a feira comercializada”, afirmou. Diversos destinos de turismo de luxo, nacionais e internacionais, estarão presentes na 26ª edição do Festuris, que já confirmou cerca de 70 destinos representados no evento, seja de forma institucional, ou através de operadoras de turismo ou hotéis, o Festuris Gramado oferece a possibilidade da aproximação de todo o trade turístico com a indústria de luxo.
No ano passado o evento superou a marca de 14 mil visitantes. Entre as novidades para essa edição está o Buyers Club, uma nova ferramenta que será disponibilizada aos participantes. O “Clube de Compradores” do Festuris promete potencializar o fluxo de negócios gerados durante o evento, aproximando profissionais do trade e expositores, que poderão fazer um planejamento de reuniões dentro da feira com antecedência. Segundo Marta Rossi, buscar excelência nos serviços é um objetivo da Rossi e Zorzanello desde a sua criação. “Identificar ferramentas que possam contribuir para otimizar os negócios é uma obrigação nossa”.
Todos os expositores interessados em utilizar a nova ferramenta poderão disponibilizar os horários de seu interesse para que as reuniões sejam agendadas. A ferramenta serve basicamente para otimizar o tempo e potencializar os negócios na feira, organizando as agendas de reuniões. Os encontros ocorrerão nos próprios estandes dos expositores, com um tempo estimado em 30 minutos cada, ficando a cargo dos mesmos a possibilidade de estendê-lo ou não. Outro detalhe muito importante é que esse sistema é opcional; portanto, ao expositor que não quiser realizar esse processo, basta não disponibilizar seus horários na grade de agendamento. Os salões que estão confirmados para esta edição são: Acessibilidade e Turismo, Parques e Entretenimento, Sustentabilidade e Turismo Verde, Tecnologia para o Turismo, Enoturismo, Turismo Cultural e Religioso, Turismo GLS, Turismo Rural e Salão MICE.
Programação oficial
06/11 – Solenidade de abertura (20h) – Palácio dos Festivais
07/11 – Congresso Técnico (9h às 12:30) – Local ainda indefinido
Feira de Negócios (14h às 20h) – Centro de Feiras e Eventos Serra Park
08/11 – Congresso Técnico (9h às 12:30) – Local ainda indefinido
Feira de Negócios (14h às 19h) – Centro de Feiras e Eventos Serra Park
Wokshops / Capacitações – Espaço direcionado aos expositores da feira para que possam qualificar seus parceiros e aproveitar a oportunidade para expor sua marca ao público participante da feira de negócios. Para participar consulte disponibilidade junto à organização. Sala de Workshops / Capacitações do Centro de Feiras e Eventos Serra Park.
FIT de Buenos Aires terá México como país convidado
Buenos Aires sedia de 25 a 28 de outubro mais uma edição da Feira Internacional de Turismo da América Latina. Este ano, o país convidado pelos organizadores será o México. O diretor da FIT, Enrique Pepino, acredita que apesar dos 90 mil visitantes anuais (em média), a FIT está chegando perto do seu potencial de crescimento. A exemplo das últimas edições, a Rodada de Negócios volta a acontecer também nesta edição. Os organizadores esperam superar os números da última edição.
O evento, como acontece todos os anos, é aberto ao público nos dois primeiros dias, sendo que os dois últimos dias são dedicados apenas aos profissionais no horário das 10h às 22h. Os cinco pavilhões são divididos por áreas como Caribe, América Central, Internacional, Nacional e Aventura. Segundo os organizadores, são mais de 1.600 expositores com representantes de 45 países reunidos no espaço La Rural, numa área de 44.300 metros quadrados para promover, comercializar e divulgar seus produtos. Hotéis, operadores, conventions, associações de turismo, Secretarias de Turismo, órgãos governamentais.
O M&E, como acontece há 14 anos, estará presente com um estande e uma edição especial divulgando o nosso país por meio da FT Brasil. Uma equipe de reportagem vai realizar fotos, vídeos e a cobertura completa para divulgação online e, posteriormente, na edição impressa. O evento tem na programação o Congresso com mais de 90 palestras realizadas em quatro auditórios. Informações sobre o evento pelo site: www.fit.org.ar
Pará apresenta a agenda turística do Círio de Nazaré 2014
O Governo do Pará lançou a Agenda Turística do Círio 2014. O calendário de ações inclui divulgação de números da festividade, uma pesquisa inédita, receptivo ao turista, exposições, monitoramento da berlinda, entre outras medidas que fortalecem o Círio como principal produto turístico religioso do Pará. Em 2013, a festa recebeu cerca de 77 mil turistas, gerando uma renda aproximada de US$ 28,95 milhões.