I Seminário do Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul
[Por Observatório do Turismo , 30/09/2014]
O I Seminário do Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul ocorre no próximo dia 16 de outubro no Auditório Oscar Machado do IPA em Porto Alegre. O evento tem início as 8h30min e segue até as 18h. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site.
O que é?
O Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul é um espaço para a coleta e produção de informações, análises e discussão sobre o desenvolvimento e a evolução do turismo gaúcho. É uma importante ferramenta estratégica de planejamento, estruturação e promoção da atividade turística, contribuindo diretamente para a formulação de diretrizes que visem à maximização dos resultados do setor. Sua constituição atende aos preceitos do Plano de Desenvolvimento do Turismo no Rio Grande do Sul 2012 – 2015, destacando os Desafios 1 e 3:
Desafio 1 : Implantar o Sistema de Gestão do Turismo
no Rio Grande do Sul.
1.4 Núcleo de Estudos e Pesquisas do Turismo
1.5 Sistema de Monitoramento do Turismo
Desafio 3 : Aumentar a Competitividade das
Microrregiões Turísticas do Rio Grande do Sul.
3.5 Índice de Competitividade do Turismo do Rio
Grande do Sul
Para que?
O principal objetivo do Observatório é contribuir para o desenvolvimento do turismo do Rio Grande do Sul, por meio da disseminação de dados e informações que possam auxiliar o monitoramento do setor, o processo de tomada de decisão de gestores públicos e investidores privados na atividade turística no Estado.
O que faz?
O Observatório é um espaço de formulação, elaboração e proposição de novas políticas públicas para desenvolver o turismo de forma sustentável, criando uma rede de informações articulada, capaz de observar e analisar o crescimento e a competitividade do segmento e formular propostas inovadoras de investimento na atividade turística no Rio Grande do Sul.
Como faz?
Constitui estudos, pesquisas e análises para divulgação em publicações periódicas impressas e online que apresentem resultados sobre a oferta, a demanda e o consumo do turismo.
Dois principais elementos da constituição do Observatório são o Painel de Indicadores e o Índice de Competitividade dos Destinos Turísticos. O Painel de Indicadores é o instrumento de mensuração da atividade turística no Estado. O Índice é o resultado da análise de variáveis que permitem conhecer a conjuntura dos municípios a partir de 13 dimensões que demonstram a noção de eficiência para se promover e receber turistas concomitante à geração de riquezas e benefícios sociais.
Quem faz?
A SETUR RS e o CONETUR, com o apoio de entidades públicas e privadas com potencial de contribuição às atividades específicas do Observatório.
Como comunica?
Por meio do site www.setur.rs.gov.br, publicações periódicas impressas e digitais, além da newsletter da Secretaria.
Para quem?
Os gestores públicos e privados, profissionais, estudantes e demais interessados na atividade turística.
Como contatar?
Através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3288-5429.