Turista de negócios gasta no Brasil quatro vezes mais que os visitantes a lazer

Os turistas de Negócios e Eventos gastam em média US$ 304 por dia no Brasil, segundo a “Pesquisa de Impacto Econômico Dos Eventos Internacionais Realizados no Brasil”, feita pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) para a Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo). Esse valor é quatro vezes maior que as despesas dos visitantes internacionais que visitam o país em viagens de Lazer, que tem um gasto diário de US$ 73,77. “Com uma permanência média de sete noites no país, a maioria dos entrevistados informou que pretende retornar ao país – 38% em no máximo dois anos. Para 74% dos entrevistados, a imagem do País é positiva e 92% elogiaram a receptividade do povo brasileiro”, destacou o presidente substituto da Embratur, Walter Ferreira.
A pesquisa foi realizada em 16 eventos internacionais realizados nas cinco regiões do País, entre os meses de março e agosto deste ano, e ouviu 1.659 participantes. O estudo mostra que as cidades mais visitadas por turistas estrangeiros de Negócios e Eventos são: Rio de Janeiro (33,2%), São Paulo (16,7%), Foz do Iguaçu (6%), Manaus (6%), Belém (4,5%), Salvador (4,4%). Dos entrevistados, 67,6% estiveram no Brasil pela primeira vez e 60% dos que já visitaram o País estiveram aqui por motivo de Negócios e Eventos. As cidades mais visitadas na viagem anterior foram Rio de Janeiro (27%), São Paulo (22,1%), Florianópolis (4,9%), Salvador (4,6%) e Foz do Iguaçu (3,6%). “Vale ressaltar que 87,7% dos turistas visitaram a cidade de realização do evento pela primeira vez”, disse Ferreira
Perguntados sobre a cidade sede do evento, 74% dos entrevistados disseram que a imagem é positiva. Entre os que planejam ficar na cidade do evento, a permanência média é de 3 dias. Sobre a receptividade dos atendentes locais e das pessoas, 92% avaliaram como boa ou regular.
A organização da viagem também foi tema do estudo, que mostrou que para 64,6% dos entrevistados, o fato do evento ter sido realizado no Brasil influenciou positivamente a decisão de participar. A maior parte dos entrevistados (52%) tem a viagem organizada por eles mesmos. Ao todo, 45% dos participantes buscaram a organização do evento no Brasil para colher informações sobre serviços e produtos turísticos, enquanto 20% procuraram a internet.
“Os participantes com nível superior correspondem a 97,3% do total, e 39% têm renda acima de US$ 4 mil, ou seja, um público formador de opinião, com alto poder aquisitivo e capaz de levar ao seu país boas informações sobre o Brasil e que terá condições de retornar para conhecer outros destinos turísticos com seus familiares”, comentou Walter Ferreira.
Ainda de acordo com ele, os resultados mostram a importância que o segmento tem para o turismo e como ele deve ser priorizado nas políticas de promoção turística do Brasil no mercado internacional. Para ele, os grandes eventos esportivos realizados confirmam de vez a vocação do País como um grande realizador de eventos estrangeiros. “Em dez anos, os congressos e convenções de negócios realizados no Brasil registraram um aumento de 408%. Conforme os dados divulgados em maio pela ICCA (Internacional Congress and Convention Association), entre 2003 e 2013, o total de eventos passou de 62 para 315. No mesmo período, o número de cidades que sediaram esse tipo de evento subiu 145%, passando de 22 para 54. O ranking divulgado mostra que o Brasil permaneceu entre os dez países que mais recebem congressos e convenções associativas, liderado pelos Estados Unidos”, finalizou.
Confira os dados consolidados da pesquisa:
PESQUISA DE IMPACTO ECONÔMICO DOS EVENTOS INTERNACIONAIS REALIZADOS NO BRASIL
Embratur e FGV (Fundação Getúlio Vargas)
– 16 eventos nas 5 regiões do País, com 1.659 entrevistados.
Informações sobre a viagem
– 67,6% primeira vez que visita o Brasil;
– 59,8% dos que já visitaram o Brasil estiveram por País por motivo de Negócios e Eventos;
– As cidades mais visitadas na viagem anterior foram: Rio de Janeiro (27%), São Paulo (22,1%), Florianópolis (4,9%), Salvador (4,6%) e Foz do Iguaçu (3,6%);
– 87,7% visitaram a cidade de realização do evento pela primeira vez;
– 60,9% utilizaram o taxi como meio de transporte do aeroporto para o meio de hospedagem;
– 88,2% hospedaram-se em hotel;
– 51,2% acharam o custo da hospedagem regular e 33,7%, alto;
– 54% visitaram o País sozinho.
Avaliação sobre a cidade sede do evento
– Para 73,9% dos entrevistados a imagem é positiva;
– Tempo de permanência médio no período total da viagem no Brasil: 7 pernoites;
– Os que pretendem permanecer mais dias em outras cidades no Brasil ficam em média 5 pernoites a mais;
– Os que pretendem permanecer mais dias na cidade sede do evento ficam em média 3 pernoites a mais;
– As cidades mais visitadas são: Rio de Janeiro (33,2%), São Paulo (16,7%), Foz do Iguaçu (6%), Manaus (6%), Belém (4,5%), Salvador (4,4%);
– A grande maioria dos entrevistados pretende retornar ao Brasil: 92%;
– 38,2% pretendem retornar em até 2 anos;
– 92% avaliaram a receptividade dos atendentes locais e das pessoas como muito boa ou regular.
Organização da viagem
– Para 64,6% dos entrevistados, o fato do evento ter sido realizado no Brasil influenciou positivamente a decisão de participar do evento;
– A maior parte dos entrevistados tem a viagem organizada por eles mesmos: 52%;
– 44,9% dos participantes buscaram a organização do evento no Brasil para colher informações sobre serviços/produtos turísticos, enquanto 20% buscaram a internet;
– Onde buscou informações sobre o Brasil? 61,6% responderam que foram sites de destinos, 22,1% guias de viagem e 19,8% o Trip Advisor.
Perfil dos turistas
– 20,5% América do Norte;
– 15,7% América do Sul;
– 19,4% América Latina;
– 58% homens;
– 42% mulheres;
– 57,4% casados;
– 36,2% solteiros;
– 25 e 44 anos correspondem a 55%;
– 97,3% têm nível superior;
– 39 % têm renda acima de US$ 4.000;
– Gastos de Viagem: US$ 304,57 USD, 316% a mais que a média de gastos de um turista a lazer (US$ 73,77);
– US$ 2.122,86 – Gasto médio no total da viagem, por pessoa, considerando a permanência média de 7 pernoites no Brasil;
– Valor estimado de gasto realizado por esse total de visitantes internacionais nos 16 eventos, com 3.913 participantes: US$ 8.306.751,18.
[Embratur, 25/09/2014]