Conselho de Turismo da CNC debate Turismo e Sustentabilidade

O Debate sobre Desenvolvimento Sustentável e Turismo deu início às atividades de 2013 do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), na quarta-feira, dia 20 de fevereiro. O tema foi apresentado pelo professor PhD da University of Southern Califórnia e da Fundação Getulio Vargas Jonathan Van Speier. Speier é especialista nas abordagens teóricas e práticas do desenvolvimento sustentável.

“Não há como dissociar a discussão do turismo e da sustentabilidade, desde a questão dos hotéis e restaurantes sustentéveis, eventos verdes, até a importância do turismo na preservação do meio ambiente e da cultura de um lugar, gerando desenvolvimento sustentável”, resume Anita, presidente da ABEOC BRASIL e vice-presidente do Conselho de Turismo da CNC.
Para Jonathan Van Speier, o grande desafio para o desenvolvimento sustentável é sua operacionalização, ou seja, incorporar a sustentabilidade nos processos produtivos e sociais. Mas ele acredita que a atividade turística oferece uma combinação de elementos que facilitam a realização do desenvolvimento sustentável, uma vez que os principais destinos turísticos mundiais se destacam pela valorização do patrimônio cultural e pela preservação ambiental. “O turismo possui relação simbiótica com o ambiente, tanto com os ecossistemas dos quais depende para a sua viabilidade – já que utiliza recursos naturais como o sol, o mar -, como também com a cultura local, com tradições, festas, música e artesanato, que atraem o turista”, afirma o professor.
Para Speier, o turismo sustentável precisa atender às necessidades dos turistas e da população anfitriã, respeitando os limites ambientais e sem gerar impactos sociais negativos. Diferente de outras atividades em que o produto final é exportado, no turismo o consumidor vem ao destino turístico, o que gera desenvolvimento local, tanto em aspectos de infraestrutura, quanto no desenvolvimento social e humano. “Destinos turísticos se desenvolvem através da indústria do turismo sustentável, que é uma maneira, inclusive, de diminuir a pobreza”, explica Speier. Vendo na atividade um potencial de promover o crescimento econômico e o desenvolvimento social, com responsabilidade ambiental, Speier propõe um modelo, uma ferramenta, para analisar, planejar e operacionalizar o desenvolvimento sustentável do turismo.
Na abertura da reunião, o presidente do Conselho, Alexandre Sampaio, pediu um minuto de silêncio para prestar uma homenagem ao conselheiro João Flávio Pedrosa, que faleceu no dia 12 de fevereiro. Pedrosa presidia a Sociedade Náutica Brasileira, o Movimento Asas da Paz, o Hidroclube do Brasil e o Fórum Nacional de Turismo Aquaviário. Ele também era diretor do Seminário Nacional de Aviação Civil e diretor-procurador do Centro de Capitães da Marinha Mercante.
Turismo e sustentabilidade – tema de estudo em 2013
O tema Turismo e Sustentabilidade é um dos estudos estratégicos programados pelo Conselho de Turismo da CNC para 2013. Diferentes aspectos serão aprofundados em palestras e debates com especialistas durante as reuniões do Conselho. Serão mais de 10 palestras, com início em fevereiro e término previsto para julho deste ano, que vão gerar uma publicação com as conclusões do estudo.

Fotos: Christina Bocayuva
(Com informações da CNC)