Abav ultrapassa 7 mil inscritos e define programação da Vila do Saber
[Por Mercado e Eventos, 27/08/2014]
A Abav – Expo Internacional de Turismo já ultrapassou o número de 7 mil agentes de viagens inscritos, com profissionais de 640 cidades e 35 nacionalidades. A marca foi alcançada nesta terça-feira (26) e não contabiliza as caravanas e nem os hosted buyers, que devem chegar a 800 nesta edição. Também já foi definida a grade de programação da Vila do Saber, que conta com um total de 126 palestras, seminários e apresentações. O número de expositores já chega a 3,5 mil, próximo a meta da entidade que é de 3,8 mil. A feira acontece entre os dias 24 e 28 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
“Este número de inscritos é um recorde para o período em que estamos e superou as nossas expectativas”, afirmou o presidente da Abav Nacional, Antonio Azevedo, lembrando que a grande maioria dos participantes fazem a inscrição apenas na véspera da feira. “Estamos evoluindo neste ponto. Neste ano teremos a ajuda dos consolidadores para estimular os agentes de São Paulo a visitar a feira”, complementou.
Outra novidade desta edição são as rodadas de negócios, que acontecem no Lounge de Negócios. Dos 800 hosted buyers, 150 foram convidados por meio de uma parceria entre a entidade e a Embratur e juntos cumprirão uma agenda de aproximadamente 1 mil reuniões. Os demais, são convidados das agências associadas a Abracorp e tem como foco o mercado corporativo. Os expositores que querem participar das reuniões devem entrar na área restrita do site da feira e se colocar a disposição dos compradores para o agendamento.
Vila do Saber – Azevedo ressaltou que um dos pontos principais da feira é a Vila do Saber, que já tem todas as palestras confirmadas para esta edição. Ele explicou que a entidade aperfeiçoou o espaço neste ano, com um número menor de palestras (em 2013 foram mais de 200) e com um tempo maior para cada apresentação, que passou de uma hora para uma hora e meia.
A Vila do Saber funcionará – nos três primeiros dias – das 10h30 às 15 horas, com a programação oferecida pela Abav. Após este período, as apresentações ficarão por conta de expositores e patrocinadores. Entre os temas abordados, Azevedo destacou gestão de processos, novas formas de comercialização, tecnologia, segmentação, relação com consumidores, legislação e modelos de negócios. “Acredito efetivamente na necessidade de capacitação dos agentes de viagens. Começamos esta mudança há oito anos, com o Proagência, que trouxe uma mudança significativa”, contou.
Plenárias – Entre os destaques desta programação estão as plenárias que acontecem nos três primeiros dias. Azevedo explicou que elas foram pensadas para serem mais do que uma capacitação, mas sim um debate sobre os principais problemas do setor. A primeira delas, no dia 24, terá como tema “Controvérsias jurídicas entre agências e consumidores”, que terá a participação do consultor jurídico da entidade, Marcelo Oliveira, além de representantes da Secretaria de Defesa do Consumidor e de um desembargador especialista em responsabilidade solidária.
No segundo dia, o tema será “O futuro do turismo no Brasil”, além do secretário executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), Márcio Favilla, e do ministro do Turismo, Vinícius Lages, a entidade convidou os três candidatos a Presidência da República para exporem as suas propostas para o setor. De acordo com Azevedo, as três campanhas já se comprometeram a enviar, pelo menos, representantes.
Por fim, no dia 26, o tema escolhido foi “Inovação que renova – postura e quebra de paradigma”, que terá a participação de Luiz Carlos Barboza, da LCB Consultoria; Daniela Rocco, docente da Universidade de Brasília, e Augusto Alexandre Biz, professor da Universidade Federal do Paraná.