Turismo cresce 5% entre janeiro e abril, diz OMT

[Por  Brasilturis, 25/07/2016]
As chegadas internacionais aumentaram, em média,  5% entre janeiro e abril deste ano. Os dados são do Barômetro Mundial de Turismo, divulgados pela Organização Mundial do Turismo (OMT). A organização prevê que este ano o setor pode entrar para história como o sétimo consecutivo em crescimento. As tendências devem ser confirmadas no segundo trimestre, quando 500 milhões de turistas são esperados no Hemisfério Norte para a alta estação de férias.
O aumento de 5% representa 18 milhões a mais de viajantes, se comparado ao mesmo período do ano passado. O maior crescimento ocorreu na África Subsaariana, com 13% a mais de chegadas, seguida pelo sudeste da Ásia e a Oceania, com 10%. Já a Ásia Pacífico aumentou 9%, um pouco mais que as demais regiões asiáticas, que subiram 7%. Somente no mês de maio nos Estados Unidos, o setor de turismo expandiu 9%. A região mais visitada do mundo segue sendo a Europa, onde houve um aumento de 4% no número de chegadas. A queda em volume de visitantes ocorreu no Oriente Médio. Até abril, eram 7% menos.
Jogos Olímpicos
A novidade esperada sãos os números do Brasil que deve receber mais visitantes que em outros anos por causa da realização dos Jogos Olímpicos em agosto, no Rio de Janeiro.
Mas de acordo com a OMT, existe um lado negativo nessas previsões por causa da alta preocupação com a questão da insegurança.
A decisão do Reino Unido de se retirar da União Europeia também pode ter algum efeito no setor de turismo, mas segundo a OMT, não haverá nenhum grande impacto em termos internacionais para o mercado.